Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMolina, Vera Lúcia Ignácio, 1946-pt_BR
dc.contributor.authorAlves, Márcio Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T17:57:29Z-
dc.date.available2019-08-22T17:57:29Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/378-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Vera Lúcia Ignácio Molinapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2005.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetivou-se compreender os tipos de resistências que levam os contabilistas, inscritos na SESCON no município de São José dos Campos, a secundarizarem ou rejeitarem os softwares de gestão de pessoas em suas empresas ou escritórios de serviços contábeis. Aplicou-se um questionário a uma amostra aleatória de 69 contabilistas. Análises de conteúdo e estatística descritiva foram utilizadas para a interpretação das falas dos informantes e das relações entre algumas variáveis básicas. Entre os resultados significativos encontram-se: (1) a maioria dos informantes pertence ao gênero masculino, é casada e encontra-se na faixa etária de 30 ao 50 anos; quanto à escolaridade, a maioria é graduada em Ciências Contábeis. (2) Segundo a classificação do CRC, a maioria possui pequenos escritórios ou escritórios de porte médio, apenas 8,8% dos informantes classificam sua empresa como grande escritório. (3) Embora boa parte faça uso dos softwares de gestão de pessoas, 16,1% não acreditam que eles sejam desenvolvidos para melhorar o gerenciamento das empresas contábeis e 28,9% não têm verificado qualquer resultado satisfatório no uso em sua própria empresa. (4) As resistências identificadas foram falta de conhecimento em ferramentas específicas para a gestão de clientes internos e o uso de pacotes contábeis, por exigência legal no que se refere aos serviços de notas fiscais, embora haja resistências às ferramentas administrativas, específicas para a gestão de pessoas. Conclui-se que os informantes, embora conheçam as ferramentas e as utilizem "pouco" ou "às vezes", sofrem com o nível de resistência cultural, dificultando as mudanças organizacionais necessárias para que possam ser adotadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It has been aimed to understand the types of resistance that take accountants in the city of São José dos Campos to outsource or reject softwares of people administration in their companies or offices of accounting services. A questionnaire was applied to a random sample of 69 accountants. Analyses of contents and descriptive statistics were used for the interpretation of informers’s speeches and of the relationships among some basic variousnesses. Among the meaningful results we can find:1=Majority of the informers belong to the male gender, is married and aged between 30 and 50 years; about school background, majority is graduated from Accounting Schools. 2- According to CRC classification, majority owns small or medium offices, only 8.8% of informers classify their companies as big offices. 3- Although a good part makes use of people administration softwares, 16.1% do not believe they are developed to improve their accounting services management and 28.9% have not seen any satisfactory result in using them in their companies.4- The resistances identified were: Lack of knowledge with specific tools for people and client administration, use of accounting packages by legal requirement for fiscal services, although there are resistances to administration tools specific for people administration. It has been concluded that the informers, "rarely" or "sometimes" suffer with the level of cultural resistance, making it difficult for organizational changes necessary to be adopted.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-22T17:57:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 alves_marcio_oliveira.pdf: 1280629 bytes, checksum: 896470bec45ac33f872d4c6658e9d8b9 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.format.extent144 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGestão de softwarept_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectResistência culturalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleSoftware e gestão de clientes internos : um estudo sobre a utilização de tecnologias por contabilistas em suas empresas ou escritórios contábeispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
alves_marcio_oliveira.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons