Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLourenço, Robson de Moraes Rocha Medeiros Freitas, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorPinna, Rodrigo Tavares Marzagão, 1998-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Lucas Melo, 1997-pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-09T14:11:12Z-
dc.date.available2021-04-09T14:11:12Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3909-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Robson de Moraes Rocha Medeiros Freitas Lourençopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo demonstra o percorrer da história da indústria automobilística durante os anos passados até os dias atuais, e também como serão os conceitos de mobilidade no futuro. Apresentando-se informações de grandes nomes e marcas que moldaram tal indústria e até hoje são lembrados no meio automobilístico, nomes que fizeram história tanto na revolução industrial quanto no quesito de locomoção de pessoas e cargas. As grandes montadoras desviaram seu foco de fazer carros comerciais nos períodos de guerras, fabricando carros, motores de caminhões e aviões voltado para guerra, logo após esses dois períodos marcantes e devastadores na história humana, montadoras voltaram seu foco para o meio automobilístico voltado para atender ao público. Talvez o maior diferencial e o maior desafio para as indústrias desse meio, seja a inovação, quem inova, lança algo novo no mercado provavelmente esteja a frente de seus concorrentes, pois a sociedade gosta de coisas novas, diferentes, porém rapidamente suas ideias inovadoras são copiadas, e as vezes até melhoradas, então a criação é algo indispensável para se obter adesão do público, é muito importante não "parar no tempo", entender que a sociedade, seus gostos, seu modo de viver e pensar estão em constante mudanças, é indispensável que as montadoras se adaptem a isso, ou serão esquecidas e engolidas pelas concorrentes que estão se adaptando. Ao passar dos tempos, os conceitos mudaram e atualmente, a nova geração de pessoas, não está mais se importando em conquistar este "patrimônio", com tantas opções, desde patinete elétrico compartilhado nas vias públicas até aplicativos de celulares que permitem trazer o motorista até a porta da residência e te mova até seu destino de forma mais acessível economicamente, sendo assim economizando o tempo que estaria dirigindo para fazer alguma outra atividade de maior importância. Os tempos mudaram, vivemos em um mundo volátil e ágil, as industriais precisam se adaptar a esta nova geração, carros elétricos, compartilhados, autônomos, já são uma realidade que deve ser adquirida e pensada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study demonstrates the history of the automobile industry during the past years to the present day, and also how the concepts of mobility will be in the future. Presenting information from big names and brands that shaped this industry and are still remembered in the automotive world, names that made history both in the industrial revolution and in the area of locomotion of people and cargo. The big automakers shifted their focus from making commercial cars in times of war, to making cars, truck engines and war planes, just after these two striking and devastating periods in human history, automakers turned their focus to the automobile industry focused on serving to the public. Perhaps the biggest differential and the biggest challenge for the industries in this medium, is innovation, who innovates, launches something new in the market is probably ahead of its competitors, because society likes new, different things, but quickly their innovative ideas are copied, and sometimes even improved, then creation is something indispensable to obtain public support, it is very important not to "stop in time", to understand that society, its tastes, its way of living and thinking are constantly changing, it is essential that automakers adapt to this, or they will be forgotten and swallowed up by competitors that are adapting.The big automakers shifted their focus from making commercial cars in times of war, to making cars, truck engines and war planes, just after these two striking and devastating periods in human history, automakers turned their focus to the automobile industry focused on serving to the public. Perhaps the biggest differential and the biggest challenge for the industries in this medium, is innovation, who innovates, launches something new in the market is probably ahead of its competitors, because society likes new, different things, but quickly their innovative ideas are copied, and sometimes even improved, then creation is something indispensable to obtain public support, it is very important not to "stop in time", to understand that society, its tastes, its way of living and thinking are constantly changing, it is essential that automakers adapt to this, or they will be forgotten and swallowed up by competitors that are adapting. As time went by, concepts have changed and today, the new generation of people, is no longer bothering to conquer this "heritage", with so many options, from shared electric scooters on public roads to cell phone applications that allow the driver to the door of the residence and move you to your destination in a more economically accessible way, thus saving the time you would be driving to do some other activity of greater importance. Times have changed, we live in a volatile and agile world, industrial companies need to adapt to this new generation, electric cars, shared, autonomous, are already a reality that must be acquired and thought out.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-09T14:11:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucas Melo Oliveira- Rodrigo Tavares Marzagao Pinna.pdf: 1517461 bytes, checksum: 1bd80fd7cfb2e872d1e81d48edf067b4 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (45 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectFuturopt_BR
dc.titleA história da indústria automobilística e o impacto na sociedade atualpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Augustinho Ribeiro da, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Júlio César, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
Appears in Collections:Administração - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lucas Melo Oliveira- Rodrigo Tavares Marzagao Pinna.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons