Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3935
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba
Other Titles: The analysis of e-learning school support areas around the Vale do Paraíba metropolitan region
Authors: Gonçalves, André Vitorino
Abstract: Resumo: O polo de apoio presencial é de fundamental importância para a oferta de cursos de graduação EaD. Questiona-se qual a quantidade dos serviços prestados nos polos de apoio presencial implantados na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, principalmente por este ser o local de realização das atividades presenciais, previstas na legislação, e por ser o local de convívio e suporte administrativo acadêmico dos discentes. Este trabalho tem o propósito de analisar a medida da qualidade dos serviços dos polos de apoio presencial implantados na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, percebida pelos discentes e para execução desse propósito foi realizada uma pesquisa quantitativa-qualitativa (mista) por meio da aplicação de um questionário baseado no instrumento HEdPERF. Dos 83 (oitenta e três) polos cadastrados no sistema E-MEC na região apenas 75 (setenta e cinco) realmente existem, desses apenas 6 (seis) autorizaram a participação de seus discentes na pesquisa, os respondentes em sua grande maioria possui mais de 25 anos, estão classificados em sete classes socioeconômicas diferentes, 74,3% dos respondentes estão cursando a primeira graduação. O baixo índice de aceitação reflete a insegurança dos gestores, mantenedores e IES e frente a dimensão das negativas pode-se supor que os serviços prestados nos polos não participantes poderiam não ser bem avaliados. Independente das dificuldades estatísticas, os respondentes da região, de uma forma geral, avaliam os serviços prestados nos polos de apoio presencial como possuindo qualidade tolerada.
Abstract: A School Support Area (SSA) is an administrative and academic center, essential for the implementation of E-learning Graduation Courses. According to the Brazilian legislation it is, therefore, a place for academic and school administrative activities, and there are many questions regarding their service quality they offer nowadays. This work proposes the analysis of the SSAs service quality measure based on a quantitative-qualitative research, located in the Vale do Paraíba Metropolitan region and the state of São Paulo North Cost, throught the application of the HEdPER questionnaire concepts. Among eighty three official registered SSAs, only seventy five are fully operational and only six of them have allowed their students to take part in the current research. Most of the students who responded to questionnaires were over twenty six years old. They were classified along seven different socioeconomic groups, and 74,3% of them were still doing their first graduation degree. The low level of acceptance regarding this research by the SSAs school managers, investors as well as teachers, may reflect the possibility of low performance or / and evaluation of their students. Despite the fact of facing some statistics obstacles, the students involved in this research have classified their own SSAs as able to provide moderate performance.
Keywords: Educação a distância - EAD
Polo de apoio presencial
RM Vale
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3935
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Andre Vitorino Goncalves (1).pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons