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dc.contributor.advisorMuniz Júnior, Jorgept_BR
dc.contributor.authorSantos, Fernando Amâncio dospt_BR
dc.date.accessioned2019-06-14T20:32:02Z-
dc.date.available2019-06-14T20:32:02Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/393-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Jorge Muniz Júniorpt_BR
dc.descriptionCoorientação: Prof. Dr. Geilson Loureiropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2009.pt_BR
dc.descriptionInstituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação, motivada pelo relatório de investigação do acidente do Veículo Lançador de Satélites VLS-1 V03, nas falhas em programas espaciais estrangeiros avançados e com suas recomendações de melhoria, analisa os processos existentes e propõe processos adicionais para a engenharia de sistemas do Veículo de Sondagem VSB-30. O VSB-30 é desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço. Os processos são: gerenciamento de requisitos, desenvolvimento de requisitos, soluções técnicas, verificação, integração do produto e validação. Todos os processos estão baseados na análise do atendimento às melhores práticas do CMMI (Modelo Integrado de Capabilidade e Maturidade) e da utilização da notação IDEF0. Os processos existentes foram analisados usando a notação IDEF0 com relação ao CMMI. Os processo adicionais estão baseados nas melhores práticas do CMMI usando a notação IDEF0. Melhorias foram propostas aos processos existentes. Usando diagram,as IDEF0, métricas de produto e processo foram derivadas para serem utilizadas em desenvolvimentos futuros. A capabilidade de processo e a maturidade da organização foram avaliadas baseadas nos níveis estabelecidos pelo CMMI. As conclusões dessa dissertação são que o CMMI pode ser utilizado como um modelo de referência para avaliação do nível de capabilidade dos processos do VSB-30 e de outros veículos, bem como da maturidade da organização e, que a notação IDEF0 fornece a visibilidade necessária para identificar oportunidades para melhoria de processos como, por exemplo, um melhor gerenciamento de requisitos de sistemas e subsistemas, e a rastreabilidade dos requisitos no ciclo de vida de um programa espacial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis based on VLS -1 V03 accident investigation report, advanced foreigner space programs faults and their improvements recommendations, analyses existing processes and proposes additional ones for the systems engineering of Sounding Rocket VSB-30. VSB-30 is developed by Instituto de Aeronáutica e Espaço. The processes are: requirements management, requirements development, technical solution, verification, product integration and validation. All processes are based on compliance with CMMI (Capability Maturity Model Integration) best practices and the use of IDEF0 notation. Existing processes were analysed in comparison with CMMI using IDEF0 notation. Processes proposed are based on CMMI best practices using the IDEF0 notation. Improvements were proposed to the process complying with CMMI and additional processes and their respective IDEF0 models were proposed to processes areas not covered by existing processes. Using IDEF0 models, product and process metrics were derived in order to serve as a reference for future developments. Process capability and organization maturity were assessed based on CMMI scale. Conclusions are that CMMI may be used as a reference model for assessing the status of current and other rocket processes capability as well as the organization maturity and that IDEF0 provides the necessary visibility for identifying opportunities for processes improvement as better systems and subsystems requirement management and the traceability of requirements during a space program life cycle.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-14T20:32:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Amancio dos Santos_autorizada.pdf: 1739716 bytes, checksum: a05ef9c177f9e03a95632b9bc5cc410c (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent141 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Mecânica e Elétricapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEngenharia de sistemapt_BR
dc.subjectVeículo de sondagempt_BR
dc.subjectCapabilidadept_BR
dc.subjectMaturidadept_BR
dc.subjectMétricaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleAnálise de processos de engenharia do veículo de sondagem VSB-30 usando IDEF0 e CCMIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherLoureiro, Geilsonpt_BR
dc.contributor.otherNiwa, Máriopt_BR
dc.contributor.otherFaria Neto, Antoniopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.degreelevelMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM

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