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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/393
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Muniz Júnior, Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Fernando Amâncio dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-14T20:32:02Z | - |
dc.date.available | 2019-06-14T20:32:02Z | - |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/393 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Dr. Jorge Muniz Júnior | pt_BR |
dc.description | Coorientação: Prof. Dr. Geilson Loureiro | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2009. | pt_BR |
dc.description | Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Essa dissertação, motivada pelo relatório de investigação do acidente do Veículo Lançador de Satélites VLS-1 V03, nas falhas em programas espaciais estrangeiros avançados e com suas recomendações de melhoria, analisa os processos existentes e propõe processos adicionais para a engenharia de sistemas do Veículo de Sondagem VSB-30. O VSB-30 é desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço. Os processos são: gerenciamento de requisitos, desenvolvimento de requisitos, soluções técnicas, verificação, integração do produto e validação. Todos os processos estão baseados na análise do atendimento às melhores práticas do CMMI (Modelo Integrado de Capabilidade e Maturidade) e da utilização da notação IDEF0. Os processos existentes foram analisados usando a notação IDEF0 com relação ao CMMI. Os processo adicionais estão baseados nas melhores práticas do CMMI usando a notação IDEF0. Melhorias foram propostas aos processos existentes. Usando diagram,as IDEF0, métricas de produto e processo foram derivadas para serem utilizadas em desenvolvimentos futuros. A capabilidade de processo e a maturidade da organização foram avaliadas baseadas nos níveis estabelecidos pelo CMMI. As conclusões dessa dissertação são que o CMMI pode ser utilizado como um modelo de referência para avaliação do nível de capabilidade dos processos do VSB-30 e de outros veículos, bem como da maturidade da organização e, que a notação IDEF0 fornece a visibilidade necessária para identificar oportunidades para melhoria de processos como, por exemplo, um melhor gerenciamento de requisitos de sistemas e subsistemas, e a rastreabilidade dos requisitos no ciclo de vida de um programa espacial. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This thesis based on VLS -1 V03 accident investigation report, advanced foreigner space programs faults and their improvements recommendations, analyses existing processes and proposes additional ones for the systems engineering of Sounding Rocket VSB-30. VSB-30 is developed by Instituto de Aeronáutica e Espaço. The processes are: requirements management, requirements development, technical solution, verification, product integration and validation. All processes are based on compliance with CMMI (Capability Maturity Model Integration) best practices and the use of IDEF0 notation. Existing processes were analysed in comparison with CMMI using IDEF0 notation. Processes proposed are based on CMMI best practices using the IDEF0 notation. Improvements were proposed to the process complying with CMMI and additional processes and their respective IDEF0 models were proposed to processes areas not covered by existing processes. Using IDEF0 models, product and process metrics were derived in order to serve as a reference for future developments. Process capability and organization maturity were assessed based on CMMI scale. Conclusions are that CMMI may be used as a reference model for assessing the status of current and other rocket processes capability as well as the organization maturity and that IDEF0 provides the necessary visibility for identifying opportunities for processes improvement as better systems and subsystems requirement management and the traceability of requirements during a space program life cycle. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-14T20:32:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Amancio dos Santos_autorizada.pdf: 1739716 bytes, checksum: a05ef9c177f9e03a95632b9bc5cc410c (MD5) Previous issue date: 2009 | en |
dc.format.extent | 141 f. : il. ; 30 cm. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Engenharia de sistema | pt_BR |
dc.subject | Veículo de sondagem | pt_BR |
dc.subject | Capabilidade | pt_BR |
dc.subject | Maturidade | pt_BR |
dc.subject | Métricas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.title | Análise de processos de engenharia do veículo de sondagem VSB-30 usando IDEF0 e CCMI | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Loureiro, Geilson | pt_BR |
dc.contributor.other | Niwa, Mário | pt_BR |
dc.contributor.other | Faria Neto, Antonio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.description.degreelevel | Mestrado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM |
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