Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4048
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Logística verde : uma ferramenta estratégica na tomada de decisão |
Other Titles: | Green logistics: a strategic tool in decision making |
Authors: | Brito, Milton Francisco de |
Abstract: | Esta pesquisa tem como eixo principal a Logística Verde, alicerçada pela sustentabilidade ambiental. O problema explorado envolve a estratégia empresarial e tem como foco a atividade do modal rodoviário e sua influência na sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral a análise das principais variáveis de gestão e desenvolvimento sustentável que podem direcionar as atividades da Logística Verde como ferramenta estratégica na tomada de decisão para a utilização do modal rodoviário. Seus objetivos específicos são a identificação e a categorização das principais variáveis de gestão e desenvolvimento sustentável da Logística Verde oriundas do modal rodoviário; o diagnóstico e a análise das variáveis tangíveis e intangíveis da Logística Verde; a identificação das principais relações entre o modal rodoviário e a Logística Verde na sustentabilidade ambiental; e a análise e a discussão das variáveis da Logística Verde no modal rodoviário como ferramenta na tomada de decisão. Para que tais objetivos fossem atingidos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com objetivo exploratório e abordagem qualitativa, o que permitiu a análise de dados de relatórios e artigos publicados por Associações, Ministérios e Institutos. A pesquisa evidenciou afirmações de experientes autores que, há mais de quinze anos, estudam a Logística Verde. A análise e a discussão dos dados sobre as principais variáveis da Logística Verde no modal rodoviário, tais como: Eficiência Energética, Emissão de Gases, Aumento do Volume de Tráfego, Controle da Poluição do Ar, dentre outras, demonstraram que o conjunto de variáveis que podem direcionar as atividades da Logística Verde como uma ferramenta estratégica na tomada de decisão no modal rodoviário melhora o relacionamento da empresa com o seu público em 70%, promove um retorno financeiro do investimento de 60%, reduz os gastos com combustíveis em 60%, aumenta a eficiência da cadeia de suprimentos em 55%, e reduz os riscos dos transportes em 50%. This research has as its main axis Green Logistics, supported by environmental sustainability. The problem involves exploring business strategy and focuses on the activity of road transport and its influence on environmental sustainability. In this context, the research aimed to analyze the main variables of management and sustainable development that can direct the activities of Green Gogistics as a strategic tool in decision-making in the use of road transport; and as specific objectives identify and categorize the main variables of management and sustainable development of green logistics arising from road transport; to diagnose and analyze the tangible and intangible variables of Green Logistics; identify key relationships between road transport and green logistics environmental sustainability; and at the end analyze and discuss the variables of green logistics in road transport as a tool in decision making. To achieve these objectives was adopted bibliographic and documentary research with exploratory objective and qualitative approach, which allowed to analysis data from report and articles published by associations; ministries; and Institutes. Such analysis made possible the discussion of the variables of green logistics in road transport as a tool in decision making. The research showed statements of experienced authors who for more than fifteen years have been studying green logistics. The analysis and discussion of data on the main variables of green logistics in road transport, such as energy efficiency; Gas Emissions; Increased traffic volume; Control of Air Pollution; among others, have shown that the set of variables that can direct the activities of green logistics as a strategic tool in decision making in road transport improves the company's relationship with its audience by 70%, promotes a financial return of 60% investment, reduce spending with fuel by 60%, increases the efficiency of the supply chain by 55% and reduce the risks of transport by 50%. |
Keywords: | Logística verde Estratégia gerencial Sistemas de tomada de decisão Gestão Desenvolvimento sustentável |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
metadata.dc.language: | Português |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Gestão e Negócios |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Administração |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4048 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Dissertacao MILTON FRANCISCO DE BRITO - 2016 (1).pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License