Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4051
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, José Fernando Touguinha de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-05T14:08:24Z | - |
dc.date.available | 2021-08-05T14:08:24Z | - |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4051 | - |
dc.description | Orientador Prof. Dr. Edson A. A. Querido Oliveira. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - do Programa de Pós Graduação em Administração do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: No atual cenário econômico mundial, altamente competitivo e globalizado, as indústrias introduziram signifcativas mudanças nas estruturas organizacionais, principalmente aquelas dependentes de alta tecnologia, remodelando suas estratégias de negócio e redefinindo os modelos de parcerias com a cadeia produtiva e a rede de clientes. Nesse contexto econômico, as transferências de tecnologia se transformaram em um importante diferencial competitivo para as idústrias com base tecnológica, permitindo a especialização das empresas nos seus segmentos de atuação. Alguns modelos de transferência de tecnologia foram propostos e adotados mundialmente pelas indústrias, e o setor aeronáutico foi um dos que implementaram esses modelos e que mais evoluiram na busca do modelo colaborativo ideal, formando clusters e Arranjos Produtivos Locais (APLs) para consolidar e fortalecer os resultados. O objetivo desta pesquisa é discutir os modelos de instalação e consolidação adotados pelas indústrias aeronáuticas canadense e brasileira, identificando suas diferenças e similaridades. Para tanto, a metodologia baseou-se na utilização da abordagem quali-quantitativa e da pesquisa documental. Com essa abordagem foi possível realizar uma análise completa e detalhada dos modelos de instalação e consolidação adotados pelas indústias brasileira e danadense. Os resultados apontam que, embora as duas principais empresas montadoras de aeronaves brasileira e canadense atuem no mesmo segmento da aviação regional, a formação das indústrias aeronáuticas brasileira e canadense se deram de maneiras diferentes, justificando o distinto estágio tecnológico em que se encontram atualmente. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstrat: In the current worldwide economic scenary highly competitive and globalized, the idstries intoduced significant changes in their organizational structures, especially the industries dependent on high technology, reoganizing their business strategies and redefining the models of partnerships with the supply chain and customer network. In this economic context the transfer of technology has become an important competitive advantage to the idustries in their business segments. Some models of technology transfer have been proposed and worldwide adopted by the industries, being the aeronautic sector one of the pursuit of ideal colaborative model, creating clusters and Local Productive Arrangements (LPA) to consolidate and strengthen these results. The objective of this research is to discuss models of installation and consolidation adopted by the Canadian and Brazilian aeronautic idustries, identifying differences and similarities. For this purpose, the methodology was based on the use of qualitative and quantitative approach, adopting the type of documental research. With this approach it was possible to conduct a complete and detailed analysis of models of installation and consolidation adopted by the Brazilian and Canadian aviation idustries. nThe results suggest that, although the main aircraft companies Brazilian and Canadian operating in the same segment of the regional aviation, the Brazilian and Canadian aeronautical idustries were consolidate in different ways, justifying the distinct technological stage that they are nowdays. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-05T14:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012-Dissertacao Jose de Almeida.pdf: 984432 bytes, checksum: 67f85861fb68f2fea9c4a648fc6ddf75 (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (93 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Instalação de indústrias | pt_BR |
dc.subject | Consolidação de indústrias | pt_BR |
dc.subject | Indústria aeronáutica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.title | Modelos de instalação e consolidação das indústrias aeronáuticas : um estudo comparativo entre as indústrias brasileira e canadense | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative study between the installation and consolidation models of brazilian and canadian aeronautical industries | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, José Luís Gomes da | pt_BR |
dc.contributor.other | Melo, Francisco Cristóvão Lourenço de | pt_BR |
dc.contributor.other | Grandinetti, Francisco José, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2012-Dissertacao Jose de Almeida.pdf | 961.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License