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dc.contributor.advisorOliveira, Adriana Leônidas dept_BR
dc.contributor.authorPaiva, Márcia Perez de Vilhenapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T17:42:35Z-
dc.date.available2019-08-15T17:42:35Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/405-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveirapt_BR
dc.descriptionResumo: Este estudo teve por objetivo identificar o nível de competência intercultural dos servidores de um instituto de pesquisa científica e tecnológica. A competência intercultural engloba conhecimentos, habilidades, atitudes e sensibilidade em relação às diferenças culturais. O instituto estudado mantém cooperação com instituições internacionais, portanto, recebe pessoas de vários países e muitos de seus servidores frequentemente viajam ao exterior. Assim, é necessário que os servidores sejam dotados de competência intercultural que lhes permita relacionar-se de maneira eficaz com as mais diferentes culturas e evitar mal-entendidos culturais com visitantes na instituição e em outras instituições em outros países. A finalidade deste estudo é construir um conhecimento que seja útil para o setor de Gestão de Pessoas da instituição estudada, assim como para outras organizações, à medida que possibilite avaliar se existe a necessidade de aplicação de cursos ou treinamentos que orientem seus servidores a desenvolver uma alta competência intercultural. O método utilizado foi de pesquisa de estudo de caso, quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva, documental e de campo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram análise documental, entrevistas e questionários, aplicados em uma amostra de servidores por acessibilidade. A análise documental permitiu conhecer a história, as atividades, o quadro de servidores, os perfis destes e as multiculturas presentes na instituição. Os dados obtidos nas entrevistas, analisados pelo método de análise de conteúdo, permitiram identificar as compreensões, percepções, visões e opiniões dos servidores sobre a interculturalidade no ambiente de trabalho, o que serviu de subsídio para a construção do questionário. Os questionários foram aplicados na população total de servidores efetivos de carreira, na unidade sede da instituição, com um índice de retorno de 43,5%, e foram analisados com o auxílio do Software Excel, permitindo identificar o nível de competência intercultural, dentre baixo, médio e alto, dos servidores com relação a conhecimentos, atitudes, habilidades e sensibilidade. Com relação a conhecimentos e habilidades, a competência intercultural global dos servidores se enquadrou no nível médio; já com relação a atitudes e sensibilidade, enquadrou-se no nível alto. Pôde-se concluir que variáveis como cargo, sexo, escolaridade, idade e tempo de serviço na instituição influenciam no nível de competência intercultural.pt_BR
dc.descriptionAbstract: This study aimed to identify the level of intercultural competence of civil servants from an institute of scientific and technological research. Intercultural competence encompasses knowledge, skills, attitudes and sensitivity to cultural differences. The studied institute maintains cooperation with international institutions, therefore, welcomes people from many countries and many of their civil servants frequently travel abroad. It is therefore necessary that they are endowed with intercultural competence that allows them to bring into relationship with the most diverse cultures and avoid cultural misunderstandings with visitors at the institution and at other institutions abroad. The purpose of this study is to build a knowledge that is useful for the Personnel Management area of the studied institution, as well as other organizations, as it allows assessing whether there is a need for implementation of courses or trainings that guide its civil servants to develop a high intercultural competence. The research method used was case study, quantitative and qualitative, exploratory and descriptive, documentary and field. The instruments used for data collection were analysis of documents, interviews and questionnaires applied to a sample of civil servants for accessibility. The analysis of documents allowed to know the history, the activities, the framework of civil servants, the profiles of them and the multi-cultures present in the institution. The data obtained in the interviews, analyzed by using the method of content analysis, allowed to identify the understandings, perceptions, visions and opinions of the civil servants about the intercultural workplace, which served as a subsidy for the construction of the questionnaire. The questionnaires were applied to the total population of effective civil servants, in the institution headquarters unit, with a return rate of 43.5%, and were analyzed with help of Excel software, allowing to identify the level of intercultural competence, among low, medium and high, of the civil servants about knowledge, attitudes, skills and sensitivity. Referring to knowledge and skills, the general intercultural competence of civil servants was framed on the average level; referring to attitudes and sensitivity, framed on the high level. It was concluded that variables such as job post, gender, education, age and length of service in the institution influence the level of intercultural competence.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T17:42:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Perez Vilhena Paiva_seg.pdf: 3824758 bytes, checksum: 527c73ab835f3298fcfa6738370a5c41 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent225 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectCompetência interculturalpt_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleCompetência intercultural dos servidores de um instituto de pesquisa científica e tecnológica localizado no Vale do Paraíba Paulistapt_BR
dc.title.alternativeIntercultural competence of civil servants from an institute of scientific technological research located in the Paraíba Paulista Valleypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Maria Lígiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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