Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4069
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA |
Other Titles: | In institute scholarship initiation program to teaching in institutions of higher education Imperatriz - MA |
Authors: | Campos, Ubiracy Ferreira |
Abstract: | Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES desde 2007, propõe-se a estreitar as distâncias entre a teoria e a práxis na formação docente. Acredita-se que a adesão das IES ao PIBID oportunizará ao aluno de licenciatura vivências de caráter prático no tocante à sua formação, uma vez que este poderá transitar pelas vias da teoria e da prática com todo o suporte necessário para a sua formação. Diante disso, o presente trabalho se propõe a caracterizar o papel do PIBID na formação docente nos cursos de licenciatura das IES públicas na cidade de Imperatriz – MA. De acordo com a finalidade o estudo é considerado como exploratório com abordagem quantitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo em duas IES públicas de Imperatriz ativas no programa de acordo com o edital nº 61/2013.A área de realização foi a cidade de Imperatriz – MA e fizeram parte do estudo 9 coordenadores de área e 64 alunos bolsistas. Os dados foram coletados por meio de questionários e os resultados obtidos foram submetidos ao tratamento estatístico por meio dos softwares Microsoft Excel 2013 e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foram identificados 5 subprojetos em andamento. Os professores Coordenadores de Área, assim como os alunos bolsistas percebem e reconhecem no PIBID um excelente programa para aproximar a teoria com a práxis, além de estimular o desenvolvimento de novas metodologias e de práticas inovadoras ensino. Os atores participantes deste estudo sinalizaram plena satisfação em participar do Programa, principalmente em relação à ampliação das possibilidades de intervenção e reflexão das práxis pedagógicas, além de o PIBID representar um laboratório para tal finalidade. Desse modo, o PIBID é um programa que contribui de modo relevante à formação docente nos cursos de licenciatura das IES pesquisadas. Abstract: The Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID) developed by Higher Education Personnel Improvement Coordination (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES) since 2007, proposed to narrow the gap between theory and practice in the teacher’s graduation. It is believed that the adhesion of the IES to PIBID will giveto the student undergraduate practical experiences regarding their training, since this can move the paths of theory and practice with all the necessary support for their graduation. Thus, this study aims to characterize the role of PIBID in teacher graduation in programs of public college education institutions in the city of Imperatriz - MA. According to the study’s purpose it is considered as exploratory with a quantitative approach. A field survey was conducted in two active public college education institutions Imperatriz in the program according to the notice Nº. 61/2013. The holding area was the city of Imperatriz - MA and were part of the study 9 area coordinators and 64 scholarship students. The data were collected through questionnaires and the results were submitted to statistical analysis through Microsoft Excel 2013 and Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). They identified 5 sub-projects in progress. The Area Coordinators teachers, as well as scholarship students perceive and recognize PIBID as an excellent program to approximate theory and practice, besides encourage the development of new methodologies and innovative teaching practices. The actors involved in this study signaled satisfaction in participating in the program, especially in relation to the expansion of intervention possibilities and reflection of the praxis, and the PIBID be an laboratory for this purpose.Thereby, the PIBID is a program that contributes so relevant to teacher education in degree courses of the Institution of Higher Education surveyed. |
Keywords: | PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Gestão de qualificação Gestão educacional Gestão pedagógica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
metadata.dc.language: | Português |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Gestão e Negócios |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Administração |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4069 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Dissertacao Ubiracy versao final (2).pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License