Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4102
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento local e a evasão escolar no ensino médio : estudo de caso de Guaratinguetá
Other Titles: Local development and evasion school high school: case study of Guaratinguetá
Authors: Pasin Neto, Luiz
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a evasão escolar no Ensino Médio, e sua influência no desenvolvimento econômico local e regional. Para tanto, se propõe a investigar os dados do município de Guaratinguetá, situado na Sub-região 3 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Foram adotados como base para estudo, dados de pesquisas oficiais, e foi traçado um paralelo entre o cenário de desenvolvimento local, que inclui entre outros a empregabilidade e o bem estar social. O estudo adota a metodologia de pesquisa quantitativa no que se refere à busca e tratamento dos dados estatísticos oriundos de fontes secundárias, como IBGE, SEADE e INEP. É também uma pesquisa descritiva, expondo características regionais. O resultado auferido mostra uma realidade de que, mesmo estando localizado no Estado de São Paulo, o município tem o Índice Paulista de Responsabilidade Social, quesito riqueza, menor que os demais com população superior a 100.000 habitantes da mesma região metropolitana. A conclusão extraída é a de que sem uma educação planejada, de forma a atrair o interesse de empresas em se fixar onde exista capital humano suficiente, e um potencial de formação de novos empreendedores, o município alvo poderá estar afeito ao incremento da exclusão social e à insuficiência de mão de obra capacitada devido à evasão e ou a desistência escolar. O planejamento da educação pode facilitar a Gestão do Desenvolvimento Regional sustentado em bases sólidas.
Abstract: This study aims to analyze truancy in high school, and their influence on local and regional economic development. Therefore, it is proposed to investigate the data of the municipality of Guaratinguetá, located in the Sub-region 3 of the metropolitan region of the Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. They were adopted as a basis for study, data from official surveys, and to draw a parallel between the local development scene, which includes among other employability and social welfare. The study adopts quantitative research methodology as it relates to the searching and processing statistical data from secondary sources such as IBGE SEADE and INEP. It is also a descriptive research, exposing regional characteristics. The income earned shows a reality that despite being located in the Estado de São Paulo, the city has the Índice Paulista de Responsabilidade Social, smaller than the other with a population of 100,000 in the same metropolitan area. The conclusion drawn is that without a planned education in order to attract the interest of companies to settle where there is sufficient human capital and the potential for formation of new entrepreneurs, the target municipality may be inclined to increase social exclusion and hand insufficient skilled work due to evasion and or dropout. The planning of education can facilitate the management of regional development based on solid foundations.
Keywords: Evasão escolar
Gestão acadêmica
Responsabilidade social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4102
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao - Luiz Pasin Neto.pdf5.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons