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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4139
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Comunicação de más notícias para gestantes de risco : um estudo bibliográfico |
Authors: | Gandur, Bárbara Pereira, 1993- |
Abstract: | Resumo: O estudo propôs compreender como os profissionais da saúde tendem realizar a comunicação de más notícias e quais suas repercussões às gestantes. O trabalho é um estudo exploratório, bibliográfico e de revisão integrativa. O objetivo do estudo foi conhecer as repercussões para a gestante frente à comunicação de problemas gestacionais pelos profissionais da saúde. Foram selecionados 15 estudos, dentre 13 artigos e duas dissertações, em plataformas online como BVS, Scielo e Catálogo de teses e dissertações CAPES. Os resultados gerais obtidos foram: o protocolo mais utilizado pelos profissionais da saúde é o Spikes; as gestantes se apegam as práticas religiosas como modo de enfrentamento, além de que elas vivenciam o luto da gestação idealizada; observa-se que há altos níveis de depressão e ansiedade entre as gestantes que recebem uma má notícia; as metodologias de ensino na realização da comunicação de más notícias mais utilizadas são a dramatização, role-playing, workshops, aulas expositivas, vídeos didáticos; na relação profissional da saúde-paciente os profissionais relataram realizar o acolhimento das gestantes durante a comunicação; normalmente os profissionais da saúde sentem-se desconfortáveis em realizar a comunicação de más notícias, pois possuem dificuldades em lidar com as emoções dos pacientes; por fim, os profissionais se mostram pouco preparados e com dificuldades em realizar a comunicação de más notícias. Os dados obtidos foram importantes para a prática da Psicologia, pois propõe atuação efetiva na comunicação de más notícias às gestantes, facilitando a comunicação e reduzindo os estressores da comunicação para as gestantes. Não apenas à Psicologia, o respectivo estudo auxilia outros profissionais da saúde como da Medicina, Enfermagem e Fisioterapia na realização da comunicação de más notícias de uma forma mais efetiva. Além, observa-se a necessidade de incluir na grade curricular dos profissionais da saúde a aprendizagem da comunicação de más notícias, visto que os profissionais sentem-se desconfortáveis com a realização. Abstract: The study proposed to understand how health professionals tend to communicate bad news and what its repercussions are for pregnant women. The work is an exploratory, bibliographic and integrative review study. The objective of the study was to know the repercussions for pregnant women regarding the communication of gestational problems by health professionals. Fifteen studies were selected, among 13 articles and two dissertations, on online platforms such as BVS, Scielo and CAPES thesis and dissertations Catalog. The general results obtained were: the protocol most used by health professionals is Spikes; pregnant women cling to religious practices as a way of coping, in addition to the fact that they experience the mourning of an idealized pregnancy; it is observed that there are high levels of depression and anxiety among pregnant women who receive bad news; the teaching methodologies used to communicate bad news are dramatization, role-playing, workshops, expository classes, didactic videos; in the professional health-patient relationship, the professionals reported welcoming the pregnant women during communication; health professionals usually feel uncomfortable communicating bad news, as they have difficulties in dealing with patients' emotions; finally, professionals are poorly prepared and have difficulties communicating bad news. The data obtained were important for the practice of Psychology, as it proposes effective action in communicating bad news to pregnant women, facilitating communication and reducing communication stressors for pregnant women. Not only to Psychology, the respective study helps other health professionals such as Medicine, Nursing and Physiotherapy to carry out the communication of bad news in a more effective way. In addition, there is a need to include in the curriculum of health professionals the learning of communicating bad news, as professionals feel uncomfortable with the performance. |
Keywords: | Psicologia da saúde Profissional da saúde Gravidez de alto risco |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4139 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Psicologia - Trabalhos de Graduação |
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