Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Adriana Leônidas dept_BR
dc.contributor.authorCaminha, Ivanete Saskoskipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T19:10:02Z-
dc.date.available2019-08-15T19:10:02Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/413-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2011pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetiva-se identificar e analisar as contribuições da oferta de disciplinas na modalidade Educação a Distância – EAD no ensino superior presencial segundo a visão de alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no município de Porto Velho/RO. O método utilizado contempla pesquisa do tipo qualitativo e quantitativo, descritivo, com delineamento de levantamento. Especificamente, busca-se: tecer o perfil dos alunos egressos da EJA matriculados no Ensino Superior presencial que utilizam a modalidade EAD; levantar as características da EAD, apontadas pelos alunos, que facilitam e/ou dificultam a aprendizagem; identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas por esses alunos e verificar se contribuem para resultados satisfatórios nos respectivos cursos. Para referenciar teoricamente os objetivos propostos, estudou-se a literatura sobre Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos – processos andragógicos, Educação a Distância e Estratégias de Aprendizagem. Para o alcance dos objetivos, foi formada uma amostra por acessibilidade com 110 alunos, e foram aplicados dois tipos de instrumentos: questionários (no início e na conclusão de cada disciplina cursada na modalidade EAD) e entrevista semiestruturada, com acadêmicos na fase de conclusão da disciplina. Os dados foram analisados por meio de técnicas quantitativas e qualitativas, com o auxílio do Programa Excel.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study seeks to identify and analyze the contributions that Distance Learning – EAD (EAD – Educação a Distância) courses offer in the classroom-based college courses according to the students coming from the Youth and Adult Education modality (Educação de Jovens e Adultos – EJA) in the city of Porto Velho in the state of Rondonia. The method utilized involves a qualitative, quantitative, and descriptive research, with a survey. We specifically seek to profile the students coming from EJA, enrolled in classroom-based college courses, who utilize the EAD modality, to survey the EAD characteristics pointed out by the students that facilitate and/or hamper learning, and to identify which learning strategies contribute to satisfactory results in their respective courses. To theoretically reference the proposed objectives, the literature adopted discussed College, Youth and Adult Education – andragogical processes, Distance Learning, and Learning Strategies. To reach such objectives, a convenience sample was formed of 110 students and two types of instruments were applied: questionnaires (at the beginning and at the conclusion of each discipline taken in the EAD modality) and a semi-structured interview with students in the course conclusion phase. The data was analyzed through quantitative and qualitative techniques with the help of the Excel program. It was concluded that it contributed to develop these students autonomy in their learning processes, demonstrating pro-activity among the students.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T19:10:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivanete Saskoski Caminha.pdf: 1480818 bytes, checksum: 2a4929fca8ab8a885bd882793bc493c0 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.format.extent120 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEJA - Educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação a distância - EADpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleContribuições da EAD para o ensino superior presencial na visão de alunos egressos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeContributions of EAD to face-to-face higher education in the view of graduates of youth and adult educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.otherMachado, João Luís de Almeidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ivanete Saskoski Caminha.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons