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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4150
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Psicoeducação de pessoas com fibromialgia : uma experiência interdisciplinar com a fisioterapia |
Other Titles: | Psychoeducation for people with fibromyalgia : an interdisciplinary experience with physical therapy |
Authors: | Rosário, Julia Dias do, 1997- |
Abstract: | Resumo: A fibromialgia é definida como uma síndrome dolorosa crônica não inflamatória, frequentemente acometendo mulheres, podendo apresentar comorbidades, entre elas a depressão e a ansiedade. O Objetivo foi avaliar a eficácia de um programa psicoeducativo associado ao tratamento fisioterápico para pessoas com fibromialgia. A pesquisa é de natureza quase-experimental e de natureza quali-quantitativa. A amostra foi composta por 11 mulheres com média de idade de 50 anos, com diagnóstico de fibromalgia. A avaliação constituiu pelos questionários: Inventário Breve de Dor (BPI), Inventário de Depressão e Inventário de Ansiedade aplicados em pré e pós psicoeducação. Os dados foram analisados com estatística descritiva, correlação de Pearson e Teste t. Como resultado encontrou-se correlação moderada entre dor e depressão (R = 0,63); fraca entre dor e ansiedade (R = 0,49) e alta entre depressão e ansiedade (R = 0,90). Indicaram que, a psicoeducação atuando interdisciplinarmente com a fisioterapia levaram a melhoras fortemente significativas da intensidade da dor (p = 0,003), nos sintomas de depressão (p = 0,03), já nos de ansiedade houve melhora significativa (p = 0,14). Conclui-se então que a psicoeducação atuando com a fisioterapia na modalidade online mostrou-se efetiva na diminuição da intensidade da dor, nos sintomas de depressão e ansiedade. Abstract: Fibromyalgia is defined as a chronic, noninflammatory painful syndrome, often affecting women, and may present comorbidities, including depression and anxiety. The objective was to evaluate a staff of a psychoeducational program associated with physical therapy for people with chronic fibromyalgia. The research is quasi-experimental and quali-quantitative. The sample consisted of 11 women diagnosed with fibromyalgia (50 years old). The evaluation was carried out by the questionnaires: Brief Inventory of Pain (BPI), Depression Inventory and Anxiety Inventory in pre and post psychoeducation. The data were deviated with descriptive statistics, Pearson's correlation and t-test. A moderate correlation was found between pain and depression (R = 0.63); weak, between pain and anxiety (R = 0.49) and high between depression and anxiety (R = 0.90). The results indicate that the interdisciplinary psychoeducation with physiotherapy led to a strong improvement in the intensity of pain (p = 0.003), in the symptoms of depression (p = 0.03), whereas in those of anxiety there was a significant improvement (p = 0.14). It is concluded then that interdisciplinary psychoeducation with physiotherapy in the online modality was effective in reducing the intensity of pain, in the symptoms of depression and anxiety. |
Keywords: | Fibromialgia Interdisciplinaridade Dor Fisioterapia |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4150 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Psicologia - Trabalhos de Graduação |
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