Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNohara, Evandro Luís, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorDuque, Mariana Martinspt_BR
dc.date.accessioned2021-09-01T23:29:08Z-
dc.date.available2021-09-01T23:29:08Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4174-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Evandro Luís Noharapt_BR
dc.descriptionCoorientação: Prof. Dr. Luiz Cláudio Pardinipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.descriptionEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: A indústria aeronáutica e aeroespacial demanda a utilização de materiais estruturais que sejam resistentes, rígidos e pouco suscetíveis a corrosão. Essa necessidade impulsionou a busca de materiais com melhores propriedades específicas. Dentre os materiais de engenharia com essas características os materiais compósitos obtidos de fibras de carbono/matriz polimérica são essenciais em aplicações de alto desempenho na indústria aeroespacial. Estes são caracterizados pelo empilhamento de camadas de lâminas individuais constituídas de reforço e matriz, usualmente polimérica. A utilização desses materiais tem ganhado frentes antes restritas a materiais metálicos convencionais devido à combinação eficiente de baixa massa, resistência mecânica e módulo elástico. A característica construtiva laminar impõe restrições na aplicação desses materiais onde esforços de cisalhamento são presentes em estruturas. Sendo assim, deve-se avaliar de forma sistemática essa propriedade almejando atender limites de resistência especificados para uso estrutural. No presente trabalho foram caracterizados compósitos obtidos com fibras de carbono obtidas a partir de poliacrilonitrila (PAN) e Rayon, e matriz resina fenólica. A preparação dos materiais compósitos foi realizada por processo de laminação a vácuo e prensagem, sob ciclo de temperatura controlado. Os compósitos obtidos foram caracterizados pela fração em volume de fibras e microscopia ótica para avaliação da microestrutura. As características desses reforços influenciam sobremaneira na resistência mecânica. Foram obtidas propriedades sob esforço de cisalhamento interlaminar em modo viga curta bi-apoiada e cisalhamento no plano em modo Iosipescu. Os valores analíticos obtidos situaram-se na faixa de 20-100 MPa, e foram comparados a simulação numérica por elementos finitos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aeronautical and aerospace industry demands the use of structural materials that are resistant, rigid and not susceptible to corrosion. This need stimulated the search for materials with better specific properties. Among the engineering materials with these characteristics composite materials obtained from carbon fibers / polymer matrix are essential in high performance applications in the aerospace industry. These are characterized by stacking layers of individual blades constituted of reinforcement and matrix, usually polymeric. The use of these materials has gained fronts previously restricted to conventional metallic materials due to the efficient combination of low mass, mechanical strength and elastic modulus. The laminar constructive characteristic imposes restrictions on the application of these materials where shear stresses are present in structures. Therefore, this property should be evaluated systematically aiming to meet resistance limits specified for structural use. In the present work were characterized composites obtained with carbon fibers obtained from polyacrylonitrile (PAN) and Rayon, and phenolic resin matrix. The preparation of the composite materials was carried out by a process of vacuum lamination and pressing, under a controlled temperature cycle. The obtained composites were characterized by fiber volume fraction and optical microscopy for microstructure evaluation. The characteristics of these reinforcements greatly influence the mechanical resistance. Interlaminar shear stress properties were obtained in bi-supported short beam mode and shear in the plane in Iosipescu mode. The obtained analytical values were in the range of 50-100 MPa, and the numerical simulation by finite elements was compared.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-01T23:29:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mariana Martins Duque.pdf: 4743504 bytes, checksum: 6262c1e67ba6393a298e5dc0dfc47c52 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (63 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCisalhamentopt_BR
dc.subjectCompósitospt_BR
dc.subjectFibra de carbonopt_BR
dc.subjectResistência mecânicapt_BR
dc.titleAnálise da resistência ao cisalhamento de compósitos com matriz polimérica utilizados na indústria aeroespacialpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of shear strength of composites with polymeric matrix used in the aerospace industrypt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherPardini, Luiz Claudiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mariana Martins Duque.pdf4.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons