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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Alves, Pedro Augusto da Silva, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Joice Martins de | pt_BR |
dc.contributor.author | Boava, Mariana Ferraz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T22:19:43Z | - |
dc.date.available | 2021-09-09T22:19:43Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4188 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Pedro Augusto da Silva Alves | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018. | pt_BR |
dc.description | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Com o avião sendo um dos meios de transporte mais requisitado do mercado hoje em dia, por sua velocidade e segurança, cada vez mais aeronaves são adquiridas e utilizadas por diversas empresas. Segundo a Airlines.net, atualmente, temos em média 39 mil aeronaves operando no mundo, e todas essas maquinas estão fadadas a se aposentarem algum dia, a preocupação de para onde esses gigantes vão quando não operam mais, está cada vez mais pautada na humanidade. Com toda mobilização por parte da sociedade, muitas empresas tomaram como iniciativa projetos sustentáveis de reciclagem de aeronaves. Além de serem melhor para o meio ambiente, esses programas acabaram por ter um ótimo retorno econômico. Para saber quanto tempo de vida tem um avião comercial, devem-se levar vários fatores em consideração como, por exemplo, o de alto valor do produto, o que gera uma grande expectativa de longa duração do mesmo, para o retorno financeiro mais vantajoso da empresa. Mesmo assim é inevitável que ele se finde. Ao iniciar o projeto de uma aeronave os responsáveis já têm em mente as características do material de fabricação, o tempo que a aeronave conseguirá voar sem passar por grandes reparos. Embora não tenha como estipular de maneira exata o tempo de vida de uma aeronave a maneira mais adequada é pelo número de decolagens e aterrissagens do mesmo, ou seja, uma aeronave com muitos ciclos de voos, deduz-se, ter um bom retorno financeiro até o fim da sua vida. A paralisação de uma aeronave pode ser ocasionada por vários fatores, mas a questão econômica é o maior responsável por isso. Com o passar dos tempos o avanço tecnológico progride, trazendo modernidade e aprimorando cada vez mais motores em termos de economia de consumo. Isso faz com que os aviões com idade mais avançada e consequentemente com motores menos econômicos se tornem financeiramente inviáveis de se sustentar, e é aí que eles são aposentados. As aeronaves, depois que não são mais utilizadas, não podem ser deixadas, nem levadas para qualquer lugar, há inúmeros cemitérios de aviões por todo o mudo, os maiores, estão localizados nos desertos norte-americanos. Nem todo o avião que chega ao cemitério, tem como destino, a reciclagem, alguns vão parar nesses lugares pela questão financeira, manter a aeronave lá é mais barato do que mantê-la em um hangar, por exemplo, e no cemitério, elas recebem toda atenção necessária, caso precisem voar de emergência. Tendo em vista os aspectos observados e levando em conta os impactos ao meio ambiente, como contaminação do solo e lençóis freáticos com fluidos tóxicos, as melhores opções para um final de vida que possa ser considerado sustentável, é o desmantelamento da aeronave, dando as suas peças novas funções, ou reutilizando-as. Deixá-la enferrujando em qualquer lugar não é a melhor escolha, sempre é possível oferecer a uma aeronave antiga, uma nova vida. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: With the airplanes being one of the most requested means of transport in the business today, due to its speed and safety, more and more aircrafts are acquired and used by several companies. According to Airlines.net, currently, we have an average of 39,000 aircrafts operating in the world, and all these machines are doomed to retire someday, the concern of where these giants go when they no longer operate, is increasingly asked by humanity. With all the mobilization on the part of the society, many companies took initiative like sustainable projects of aircraft recycling. In addition to being better for the environment, these programs ended up having a great economic return. To know how long a commercial airplane has, several factors must be considered, such as the high value of the product, which generates a long-term expectation of the same, for the most favorable financial return of the airplane company. Even so, it is inevitable that it will end. When initiating the design of an aircraft, those responsible already have in mind the characteristics of the material of manufacture, the time that the aircraft will be able to fly without going through great repairs. Although it is not possible to stipulate exactly how long an aircraft lives, the most appropriate way is by the number of takeoffs and landings, ie, an aircraft with many cycles of flights, it is deducted, to have a good financial return until the end of your life. Aircraft shutdown can be caused by several factors, but the economic issue is largely responsible for this. In the course of the time, technological progress has developed, bringing modernity and improving more and more engines in terms of the consumer economy. This makes older aircraft and consequently less economical engines become financially unfeasible to support themselves, and that is where they are retired. The Aircraft, after they are no longer used, cannot be left or taken anywhere, there are innumerable boneyards, the largest are in the North American deserts. Not all the planes that arrives at the graveyard is destined for recycling, some will stop there because of the financial issue, keeping the aircraft there is cheaper than keeping it in a hangar, for example, and in the cemetery, they receive necessary attention if they need to fly in an emergency. In view of the observed aspects and considering environmental impacts, such as soil contamination and groundwater with toxic fluids, the best options for a sustainable life end is the dismantling of the aircraft, giving its parts new functions, or reusing them. Leaving it rusting anywhere is not the best choice, it is always possible to offer to an old aircraft, a new life. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-09T22:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joice Martins de Almeida - Mariana Ferraz Boava.pdf: 3176066 bytes, checksum: 0c69f9dd3642f331681b3e823389f937 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (90 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aeronaves | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de vida | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.title | Análise de meios para reutilização de aeronaves em desuso e seus impactos | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of means for the reuse of aircraft in disuse and their impacts | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Lobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Aeronáutica - Trabalhos de Graduação |
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