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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4221
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Alves, Pedro Augusto da Silva, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Juliano da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-23T17:28:40Z | - |
dc.date.available | 2021-09-23T17:28:40Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4221 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Pedro Augusto da Silva Alves | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018. | pt_BR |
dc.description | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Em meados de 1870, com a criação da primeira máquina de balanceamento para elementos giratórios, verificou-se a necessidade de estudar mais profundamente a vibração e suas consequências. Então, em 1960, Chadwick Helmuth produziu um sistema de análise de vibração em campo chamado Vibrex, que passou a ser utilizado pelos fabricantes de aeronaves da época. Esse sistema não só auxiliou numa melhor compreensão da vibração, mas também no desenvolvimento de novos equipamentos que ajudassem a minimizar as vibrações geradas pelo rotor principal e pelo rotor de cauda de um helicóptero. Onde, vibração é o movimento físico ou oscilação de uma peça mecânica sobre uma posição de referência. Neste trabalho de Graduação serão apresentadas algumas das causas e as consequências das vibrações em helicópteros AS350 (HA-1 Esquilo). Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo mostrar o quão relevante é que se tenha o conhecimento a respeito de suas consequências, motivando futuros profissionais a se dedicarem ao aperfeiçoamento de analises e métodos em geral. Para fundamentar este tema, foram feitos diversos estudos e adquirido informações com profissionais que atuam dia a dia na área, com o objetivo de se obter um breve conhecimento de ações tomadas pelos mecânicos, assim como a consulta de sites específicos e manuais que enriquecessem o conhecimento teórico de tal área. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In the mid-1870s, with the creation of the first rotary balancing machine, there was a need to study the vibration and its consequences more deeply. Then, in 1960, Chadwick Helmuth produced a vibration analysis system in the field called Vibrex, which was then used by the aircraft manufacturers of the time. This system not only helped in a better understanding of vibration but also in the development of new equipment that would help minimize the vibrations generated by the main rotor and the tail rotor of a helicopter. Where, vibration is the physical movement or oscillation of a mechanical part over a reference position. In this Graduation Work will be presented some of the causes and consequences of vibrations on AS350 (HA-1 Esquilo). Thus, the present work aims to show how relevant it is to have the knowledge about its consequences, motivating future professionals to dedicate themselves to the improvement of analyzes and methods in general. To support this theme, several studies were carried out and information was acquired with professionals who work day by day in the area, to obtain a brief knowledge of the actions taken by the mechanics, as well as the consultation of specific sites and manuals that enriched the knowledge theory of such area. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-23T17:28:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliano da Silva Santos.pdf: 798737 bytes, checksum: 11d001d1669d4888cd635347d161e9f1 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (39 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vibração | pt_BR |
dc.subject | Oscilação | pt_BR |
dc.subject | Ressonância | pt_BR |
dc.subject | Fadiga | pt_BR |
dc.title | Causas e consequências de vibrações em aeronaves AS350 | pt_BR |
dc.title.alternative | Causes and consequences of vibration in as350 aircraft | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Lobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Aeronáutica - Trabalhos de Graduação |
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