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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4228
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Alves, Pedro Augusto da Silva, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.author | Campos, Raíssa de Moura Cursino | pt_BR |
dc.contributor.author | Rufino, Karla Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-23T20:07:35Z | - |
dc.date.available | 2021-09-23T20:07:35Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4228 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Pedro Augusto da Silva Alves | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018 | pt_BR |
dc.description | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Corrosão é um processo de degradação inverso ao metalúrgico onde o metal tende a espontaneamente retornar a sua condição de origem sendo o produto da corrosão semelhante ao seu minério. Na manutenção de aeronaves a corrosão afeta diretamente a segurança de voo. Contudo, neste trabalho de dissertação, observa-se a ocorrência da corrosão no parafuso de fixação da deriva vertical da aeronave AS 365K durante suas inspeções periódicas de 600 horas de voo ou 24 meses. Então, analisando as características do metal e as condições operacionais da aeronave foram levantadas prováveis causas para a deterioração do parafuso. Assim, foi realizado um teste de vibração em uma aeronave modelo e os resultados foram estudados com o intuito de confirmar a teoria inicial proveniente do conhecimento dos mecânicos da aeronave. A metodologia utilizada no trabalho foi baseada em uma pesquisa exploratória de um caso especifico, levantando hipóteses e relacionando-as com pesquisas bibliográficas. Depois da aplicação do teste de vibração foi possível realizar uma comparação dos níveis vibratórios aceitáveis determinados pelo fabricante da aeronave em questão com a teoria existente sobre corrosão por atrito e assim sugerir a implementação de melhorias que levem ao controle do processo de corrosão analisado auxiliando a manutenção e contribuindo para a segurança de voo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Corrosion is a process of degradation inverse to the metallurgical where the metal tends to spontaneously return to its original condition being the product of corrosion similar to its ore. In aircraft maintenance the corrosion affects directly flight safety. However, is this dissertation work, it is observed the occurrence of corrosion on the vertical fin fixing bolt of the AS 365K aircraft during its periodic inspections of 600 flight hours or 24 months. So, analyzing the metal characteristics and the aircraft operational conditions probable causes to the bolt deterioration have been raised. Thus, a vibration test was performed on a model aircraft and the results were studied with the purpose of confirming the initial theory from the knowledge of the aircraft mechanics. The methodology used on this work was based on an exploratory research on a specific case, raising hypotheses and relating them with bibliographic research. After the application of the vibration test was possible to perform a comparison of acceptable vibratory levels determined by the manufacturer of the aircraft in question with the existent theory about fretting corrosion and so suggest the implementation of improvements that lead to the control of corrosion process analyzed assisting the maintenance and contributing to the flight safety. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-23T20:07:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Karla Andrade Rufino - Raissa de Moura Cursino Campos.pdf: 1361651 bytes, checksum: bfafd13e43174a222aad436915c6a8c6 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (37 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aeronaves | pt_BR |
dc.subject | Corrosão | pt_BR |
dc.subject | Vibração | pt_BR |
dc.title | Análise de corrosão no parafuso de fixação da deriva da aeronave AS365K (pantera) | pt_BR |
dc.title.alternative | Corrosion analysis on the fixing screw of the drift from AS365K (Panther) Aircraft | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Lobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação |
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