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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4288
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Arquitetura escolar : escola Indígena Guarani Mbya da Aldeia da Boa Vista do Sertão do Promirim - Ubatuba/SP |
Authors: | Freitas, Ana Luíza Garcia de Oliveira, 1996- |
Abstract: | Resumo: Os povos originários das Américas sofrem muito preconceito, intolerância, e chegam a ser
impedidos de praticar e viver sua própria cultura. É possível chegar a esta conclusão
simplesmente pelo fato de que eles ocupam o continente há mais de 10 mil anos e, até os
dias de hoje, lutam por reconhecimento e o direito da demarcação das terras que ocupam.
Os indígenas necessitam da mata em seu estado original para sobreviver e, sem a
demarcação destas áreas, os grileiros, ocupantes de terras alheias, normalmente públicas,
mediante falsa escritura, se apossam dessas para desmatá-las e/ou prepará-las para a
produção de monoculturas, o que degrada, compacta e empobrece o solo, dificultando o
renascimento da floresta original. Contudo é necessário aprender a ler a realidade para
poder transformá-la. Logo se vê a importância das escolas indígenas. Além de inúmeras
contribuições no desenvolvimento individual, as escolas têm o papel fundamental de
informar a população indígena, para que ela possa reivindicar seus direitos perante a
sociedade e também, para contribuir para a continuidade da cultura deste povo. Com isso,
o presente trabalho irá apresentar o que se mais sabe sobre o povo Guarani Mbya, suas
políticas internas sociais e culturais, sua ligação com a espiritualidade, com a mata e seus
meios de produção e suas técnicas construtivas. Ainda, este trabalho pretende expor quais
são as condições apresentadas pelo ministério da educação quanto à escola indígena, ou
escola diferenciada. Consequentemente, a ideia é apresentar uma proposta de projeto de
uma escola que se identifique com a etnia em questão, uma arquitetura que converse com
a paisagem da aldeia. Por isso a importância da exposição da cultura Guarani Mbya de
forma tão detalhada, é com a compreensão dos espaços, que a arquitetura se mostra
diretamente ligada à temática. A implantação desta escola será na Tekoa Jaexaa Porã, ou
aldeia Boa Vista Sertão do Promirim, localizada no município de Ubatuba (SP) e ocupada
por indígenas da etnia Guarani Mbya. Vale ressaltar que, juridicamente, esta aldeia não foi
homologada/registrada. Ela está em processo de identificação e aprovação - 50% do
processo total concluído - e ainda está sujeito a contestação. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Arquitetura escolar |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Arquitetura de Urbanismo |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4288 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação |
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