Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4421
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental |
Other Titles: | Development of geometric thinking in the early years of elementary school |
Authors: | Silva, Ronaldo Lucius Medeiros, 1984- |
Abstract: | Resumo: A geometria surge socialmente a partir da necessidade humana de compreender o universo ao redor e utilizá-lo em seu favor. Seus conceitos estão presentes em diversas formas do mundo físico. É possível observá-los na natureza, na arte, na arquitetura, e em diversas outras áreas do conhecimento. Devido à sua relevância seu ensino não deve ser tratado de forma superficial e deixado de lado – principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que são a base para a vida acadêmica, em função da influência que os conceitos geométricos possuem na aprendizagem em anos posteriores. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir para a reflexão sobre possíveis metodologias e recursos que auxiliem o desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais, através da atuação em parceria dos professores do terceiro e quarto ano do primeiro ciclo com o licenciando em matemática. Para que isso ocorresse, foram realizadas pesquisas bibliográficas que nortearam o planejamento de uma atividade experimental com a qual os alunos se identificassem o que resultou na elaboração de uma maquete inspirada no bairro onde residem, formada por representações de sólidos geométricos. Durante o desenvolvimento das atividades, os alunos mostraram-se bem motivados e interessados em participar, o que contribuiu de forma significativa para que as competências preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular para a faixa etária fossem trabalhadas de forma mais lúdica e dinâmica. Com isso, foi possível constatar a importância que essas atividades podem ter no processo de ensino-aprendizagem, pois, além de estimular a criatividade e a autonomia, permitem ao aluno significar o saber escolar, uma vez que estabelecem uma conexão entre o conhecimento adquirido e as situações cotidianas, oferecendo assim ferramentas que lhes permitem intervir em sua realidade e assumir uma postura mais ativa na construção do próprio conhecimento. Abstract: Geometry emerged socially from the human need to understand the surrounding universe and use it to its advantage. Geometric concepts are present in various forms of the physical world. You can see them in nature, art, architecture and many other areas of knowledge. Because of its relevance its teaching should not be treated superficially and, aside - especially in the early years of elementary school, which are the basis for academic life, due to the influence that geometric concepts have on learning in later years. In this context, the aim of this study is to contribute to the reflection on possible methodologies and resources that help the development of geometric thinking in the early years, through the partnership between first cycle teachers and undergraduate mathematics students. Bibliographic searches were performed to make this possible, this action was guided the planning of an experimental activity with which students could identify that resulted in the elaboration of a model formed by representations of geometric solids. During the development of the activities, the students were motivated and interested in participating, which contributed significantly to the development of the skills recommended by the Common National Curriculum Base for the age group, in a more playful and dynamic way. With this it was possible to see the importance that these activities can have in the teaching-learning process, because besides stimulating creativity and autonomy. Since this type of activity allows the students to mean the school knowledge and establish a connection between the acquired knowledge and everyday situations, thus offering tools that allow them to intervene in his reality and take a more active stance in the construction of their own knowledge. |
Keywords: | Processo de ensino Ensino fundamental Atividade lúdica Geometria |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4421 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Matemática - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Ronaldo Lucius Medeiros Silva.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.