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dc.contributor.advisorSantos, Ivair Alves dos, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorMello, Gustavo Alves de, 1988-pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-09T00:13:46Z-
dc.date.available2021-11-09T00:13:46Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4503-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Ivair Alves dos Santos.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019pt_BR
dc.descriptionEngenharia de Produção Mecânica.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O nióbio foi descoberto pelo inglês Charles Hatchett no ano de 1801, mas passou a ser utilizado na indústria em meados dos anos de 1960. O uso do nióbio foi considerado uma grande inovação para a engenharia em diferentes segmentos, tais como, transporte de petróleo e gás, indústria automobilística, prédios, e dispositivos de diagnóstico médico, logo ganhou grande relevância. Por ser um elemento químico descoberto há pouco mais de 200 anos, suas propriedades específicas continuam sendo matérias de muito estudo, sobretudo na aplicação de aços de nióbio no setor automotivo, a fim de se avaliar os desafios enfrentados pela indústria siderúrgica, visando à obtenção de respostas sobre a melhor forma de se usar o nióbio na produção do setor nos próximos anos. O grande desafio das montadoras de autos nas últimas décadas tem sido a busca pela diminuição do peso final dos automóveis ao mesmo tempo em que é preciso melhorar as questões de segurança por meio do uso de chapas de aço de alta resistência a fim de se garantir o Crashworthiness, que é a capacidade de uma estrutura em proteger os seus ocupantes durante um impacto. Dessa forma, os dois grandes objetivos da indústria automobilística são: a redução do peso e o melhor desempenho da segurança no momento do impacto. Na busca por melhorias na segurança dos automóveis para os seus ocupantes, a aplicação do nióbio significa grande avanço, vez que, devido à maior resistência de seus elementos em relação ao aço utilizado pela indústria pode resultar numa maior proteção a vida de motoristas e passageiros. Ademais, frente à redução do peso do veículo, haverá considerável redução no consumo de combustível, refletindo de forma positiva na diminuição da emissão de CO2 e a melhoria na condução, estes fatores se mostram relevantes, haja vista, a necessidade de se adequar a produção automotiva aos padrões interacionais. A redução do peso do veículo pode chegar a 50%, isso decorre da substituição do aço suave convencional pelo aço micro ligado dotado de maior resistência. Dessa forma, o estudo do aço micro ligado ganha cada vez mais importância e este é o maior desafio do setor no momento, debater e realizar o estudo dos novos elementos em relação ao nióbio, criando uma grande evolução tecnológica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Niobium was discovered by the Englishman Charles Hatchett in the year 1801, but came to be used in the industry in the mid-1960s. The use of niobium was considered a major innovation for engineering in different segments, such as transportation of oil and gas, automobile industry, buildings, and medical diagnostic devices, soon gained great relevance. As a chemical element discovered just over 200 years ago, its specific properties continue to be studied, especially in the application of niobium steels in the automotive sector, in order to evaluate the challenges faced by the steel industry, in order to obtain answers on the best way to use niobium in the production of the sector in the coming years. The major challenge for automakers over the last few decades has been to reduce the final weight of automobiles while improving safety issues through the use of high strength steel plates to Crashworthiness, which is the ability of a structure to protect its occupants during an impact. In this way, the two major goals of the automotive industry are: weight reduction and improved safety performance at the time of impact. In the search for improvements in car safety for its occupants, the application of niobium means a great advance, since, due to the greater resistance of its elements in relation to the steel used by the industry can result in a greater protection of the life of drivers and passengers. In addition, in light of the reduction of vehicle weight, there will be a considerable reduction in fuel consumption, reflecting positively the reduction of CO2 emissions and the improvement in driving, these factors are relevant, given the need to adapt the production to interactive standards. The reduction of the weight of the vehicle can reach 50%, this is due to the substitution of the mild steel conventional with the microliged steel endowed with greater resistance. Thus, the study of microliged steel is increasingly important and this is the biggest challenge of the sector at the moment, to discuss and carry out the study of the new elements in relation to niobium, creating a great technological evolution.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T00:13:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo Alves de Mello.pdf: 2523830 bytes, checksum: 2f673ddaea8aab03b9b9259df5f679f7 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (38 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAçopt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectNióbiopt_BR
dc.titleA importância do nióbio frente à nova demanda da indústria automobilísticapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of niobium in the face of new demand from the automobile industrypt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherTonini, Antonio Carlos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção Mecânica - Trabalhos de Graduação

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