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dc.contributor.advisorSantejani, Fabio Henrique Fonseca, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Lucas Zanin, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Reginaldo de Camargo, 1992-pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-09T17:54:19Z-
dc.date.available2021-11-09T17:54:19Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4513-
dc.descriptionCoorientação: Prof. Me. Ivair Alves dos Santos.pt_BR
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Fábio Henrique Fonseca Santejani.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019pt_BR
dc.descriptionEngenharia Mecânica.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho traz um panorama sobre a nova tendência da indústria automobilística: os carros movidos a sistemas híbridos. Geralmente formado por um motor elétrico e um a combustão interna, os carros híbridos conjugam economia e baixa emissão de gases poluentes, fatores fundamentais para a necessidade do século 21. Mas a contemporaneidade do modelo engana. No final do século 19 automóveis movidos por sistemas híbridos chegaram a ser fabricados, porém a tendência de uso de sistemas impulsionados apenas por combustível fóssil predominou durante todo o século e apenas em 1997 a indústria retomou o projeto de carro híbrido. O nosso objetivo é apresentar como funciona o sistema híbrido, as formas de montagem, o custo-benefício para o consumidor e as vantagens da tecnologia híbrida com relação a emissão de gases e a economia de combustível. Para desenvolvê-lo fizemos uma pesquisa bibliográfica intensa, em publicações eletrônicas dirigidas ao mercado automobilístico e em trabalhos acadêmicos sobre o assunto, com isso demos um retrato claro e objetivo dessa tecnologia que será o elo entre a propulsão poluente e sistemas considerados limpos e mais econômicos. O sistema híbrido é uma tendência que veio para ficar a curto e médio prazo. Enquanto a tecnologia dos carros 100% elétricos esbarra ainda em problemas de custo e na autonomia das baterias, o sistema híbrido é o mais viável para preencher essa lacuna de necessidade que o mercado atual exige. Hoje os modelos disponíveis possuem custo de manutenção similares ou inferior a modelos convencionais, porém o preço de cada modelo nas concessionárias o torna menos acessível para a maioria da população brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work provides an overview about the new trend in the auto industry: cars powered by hybrid systems. Usually formed by an electric motor and an internal combustion engine, hybrid cars combine economy and low emission of polluting gases, wich is a fundamental factor for the needing of the 21st century. But the contemporaneity model deceives. By the end of the 19th century hybrid-powered automobiles were fabricated, but the trend towards fossil fuel-driven systems predominated throughout the century and only in 1997 did the industry resume the hybrid car design. Our goal is to present how the hybrid system works, the ways of mounting, the cost-effective for the consumer and the advantages of hybrid technology in terms of gas emissions and fuel economy. In order to develop it we have done an intense bibliographic research, in electronic publications directed to the automotive market and in academic works on the subject. By that way, we gave a clear and objective picture of this technology that will be the link between polluting propulsion and systems considered clean and more economical. The hybrid system is a trend that came to stay in short and medium period. While 100% of the electric cars technology still facing problems like cost and battery life issues, the hybrid system is the most viable to fill this gap, that our actual market demands. Today the available models have maintenance costs similar to or lower than conventional models, but the price of each model in the dealers makes it less affordable for the majority of the Brazilian population. .pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T17:54:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Reginaldo de Camargo Siqueira - Lucas Zanin Moreira.pdf: 463558 bytes, checksum: cc94ce4db22bf9595b085c1d65d692ec (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (29 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectVeículopt_BR
dc.subjectHíbridopt_BR
dc.titleSistema de propulsão híbrida em veículos automotores : eficiência energética e sustentabilidadept_BR
dc.title.alternativeHybrid propulsion system in motor vehicles energy efficiency and sustainabilitypt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Ivair Alves dos, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherTonini, Antonio Carlos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
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