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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4533
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Técnicas de balanceamento e análise de espectro de vibração do helicóptero AS 365 K (DOUPHIN) |
Other Titles: | Balancing Techniques and Vibration Spectrum Analysis of the AS 365 K Helicopter (DOUPHIN) |
Authors: | Silva, Luiz Guilherme Alfradique Quintella da |
Abstract: | Resumo:O propósito desta dissertação é abordar as aplicações da análise de vibração em helicópteros, demonstrando técnicas e métodos desenvolvidos dentro das normativas técnicas de segurança para a otimização do balanceamento dos rotores de cauda e principal da aeronave AS 365 K, favorecendo a aplicação da análise de espectro de vibração como método de ensaio não destrutivo que visa a obtenção da assinatura espectral original de conjuntos mecânicos, permitindo, assim, a identificação de uma variedade de falhas. Com abordagem combinada, ou seja, integrando aspectos quantitativos e qualitativos, a metodologia é de natureza aplicada com objetivos normativos, este estudo desenvolve novas técnicas de distribuição de pás para otimizar a fase de balanceamento dinâmico, retifica cartas de correção de balanceamento baseado em estudos práticos, analisa dados práticos de um balanceamento dinâmico completo, estabelecer padrões de referência para uma análise inicial de espectro de vibração visando reduzir a possibilidade da ocorrência de acidentes, incidentes e otimizar a manutenção da aeronave, diminuindo seu tempo de parada e consequentemente baixando os custos de operação devido a eficiência destas técnicas de ensaio. O estudo prático foi realizado no helicóptero modelo AS 365 K, mas técnicas de análises de vibração devem ser aplicadas com o máximo de relevância em todos os modelos de aeronaves de asa rotativa visando a segurança e a operacionalidade do produto. Abstract: The purpose of this dissertation is to address how the vibration analysis applications, demonstrating the techniques and specifications of the safety standards for the optimization of the tail rotor balancing and steering of the aircraft AS 365 K, favoring the application of the vibration spectrum analysis as a non-destructive test method that can be used in the original signature of mechanical assemblies, thus allowing the identification of a variety of failures. With a combined approach, that is, integrating the quantitative and qualitative requirements, a methodology of applied nature with normative objectives, this is an instrument to make the new blade distribution techniques to optimize a dynamic balancing phase, to rectify correction charts of data balancing in practical studies, the analysis of practical data on risk balancing is complete, establishing benchmarks for an initial sample of a trend graph to decrease the probability of occurrence of incidents and maintenance of a plan of benefits. Operation due to the speed of the test techniques. The practical test was performed on the AS 365 K model, but force analysis techniques should be applied with maximum relevance in all rotating aircraft models for the safety and operationality of the product. |
Keywords: | Análise de vibrações Aeronaves Testes não-destrutivos |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4533 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM |
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