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dc.contributor.advisorCamargo, Jose Rubens de, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorAires, Jorge Alberto Sandipt_BR
dc.date.accessioned2021-11-10T18:32:04Z-
dc.date.available2021-11-10T18:32:04Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4534-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. José Rubens de Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.descriptionMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: De forma geral, em nosso país, ainda há falta de conhecimento sobre o potencial da Realidade Aumentada (RA), cujo estudo é fundamental para desenvolver a tecnologia. Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo mostrando que a RA pode ser uma importante ferramenta no processo de montagem de produto, incluindo produto aeronáutico, uma vez que devido a sua flexibilidade, a tecnologia pode ser aplicada em várias etapas do processo. A RA usa elementos virtuais projetados em determinado ambiente físico, permitindo ao usuário acessar de forma rápida essas informações e ainda reconhecer seu ambiente real. Nesse contexto, esta pesquisa tem o intuito de avaliar a aplicação de RA na montagem de suportes no revestimento de aeronaves. Para tanto foi usada a metodologia de estudo de caso de uma empresa do segmento aeronáutico, contudo, os testes foram realizados em ambiente simulado, não fabril. O estudo compara três cenários totalizando 324 suportes posicionados. No primeiro cenário, com 96 suportes, foi aplicado o método tradicional de posicionamento por cotas. No segundo, com 114 suportes, foi usado um tablet com RA e no terceiro cenário, com 114 suportes, foi feito uso de óculos com RA. Foi elaborado um questionário com 17 questões para os técnicos experientes avaliarem os três cenários. O resultado para correto posicionamento dos suportes, com método tradicional por cotas foi de 99%, com tablet RA foi de 96,5% e com óculos RA foi de 100%. Quanto à redução de tempo de montagem, foi de 18,7% (tablet RA - cotas), 43,3% (óculos RA – tablet RA) e 54,0% (óculos RA - cotas). Portanto, o uso dos óculos RA mostrou-se extremamente favorável no processo de montagem dos suportes no segmento aeronáutico. Além disso, os participantes relataram que a RA é de fácil uso e concordaram que a tecnologia ajudou no posicionamento dos suportes, tornando a tarefa mais fácil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In general, in our country, there is still a lack of knowledge about the potential of Augmented Reality (AR), whose study is fundamental to develop the technology. This work aims to present a study showing that the AR can be an important tool in the product assembly process, including aeronautical products, since due to its flexibility the technology can be applied in several stages of the process. AR uses virtual elements projected on a physical environment allowing the user to quickly access this information and still be able to recognize the real environment. In this context, this research intends to evaluate the application of AR in the assembly of supports in the fuselage of aircraft. For this purpose, it was used the methodology of case study in an aeronautical company, however, the tests were performed in a virtual environment, simulating the mounting of supports. The study compares three scenarios totaling 324 supports positioned. In the first scenario, with 96 supports, the traditional method was applied through positioning by quotas. In the second, with 114 supports, a tablet with AR has been used and in the third scenario, with 114 supports, glasses with AR have been used. A questionnaire with 17 questions was developed for experienced technicians to evaluate the three scenarios. The result for correct positioning for traditional method by quotas was 99%, for tablet with AR it was 96.5% and for the glasses with AR, 100%. The assembly time was reduced in 18.7% (tablet AR - quotas), 43.3% (glasses AR - tablet AR) and 54.0% (glasses AR - quotas). Therefore, the use of the glasses AR was extremely favorable in the assembly process of the supports in the aeronautical segment. In addition, the participants reported that the AR is user-friendly and agreed that the technology helped in positioning the supports making the task easier.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-10T18:32:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jorge Alberto Sandi Aires.pdf: 4970037 bytes, checksum: d7b0b143e9a0fd9a351c78c5c3cbd7d6 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (100 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectRevestimentopt_BR
dc.subjectMontagempt_BR
dc.titleAplicação da realidade aumentada (RA) em operações de montagem de suportes no revestimento de aeronavespt_BR
dc.title.alternativeApplication of Augmented Reality (AR) in support assembly operations in aircraft coatingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherMoura, Roque A. (Antônio), 1965-pt_BR
dc.contributor.otherGodoy Júnior, Ederaldo, 1970-pt_BR
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