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dc.contributor.advisorLobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Manoela Raquel, 1996-pt_BR
dc.contributor.authorGomes, Taise Costa Santana, 1997-pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-17T19:11:46Z-
dc.date.available2021-11-17T19:11:46Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4593-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Paulo de Tarso de Moraes Lobo.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019pt_BR
dc.descriptionEngenharia Aeronáutica.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os estudos de aerodinâmica são de grande importância em diversas áreas, não só da engenharia, mas também em áreas esportivas, por exemplo. No mundo contemporâneo a relevância que dão a esses estudos vem sendo notável, afinal, ter conhecimento de como determinado corpo reage em atrito com o ar, colabora assim na melhoria de sua eficiência e economiza recursos. No ramo da aeronáutica a margem de erro para um cálculo aerodinâmico é mínima, desta forma a melhor maneira de se obter resultados conclusivos e satisfatórios é a utilização de um túnel de vento. O túnel simula o efeito real do ar sobre os corpos, tendo diferentes classificações conforme a velocidade do fluxo de ar e a sua forma. Com o uso do túnel de vento é possível a obtenção de resultados reais, melhorando não só a aerodinâmica de um corpo, mas também sua estabilidade e desempenho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Aerodynamics studies are of great importance in various areas, not only engineering, but also in sports, for example. In the contemporary world the relevance they give to these studies has been remarkable, after all, having knowledge of how a particular body reacts in friction with the air, thus contributes to improving its efficiency and saves resources. In aeronautics the margin of error for aerodynamic calculation is minimal, so the best way to obtain conclusive and satisfactory results is to use a wind tunnel. The tunnel simulates the actual effect of air on bodies, having different classifications according to airflow velocity and shape. Using the wind tunnel is possible to obtain real results, improving not only the aerodynamics of a body, but also its stability and performance.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-17T19:11:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Manoela Raquel Pereira - Taise Costa Santana Gomes.pdf: 1382561 bytes, checksum: cbe98ea7b619fa744b56697763312c11 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (34 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAeronáuticapt_BR
dc.subjectTúnel de ventopt_BR
dc.titleTúnel de ventopt_BR
dc.title.alternativeWind tunnelpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlves, Pedro Augusto da Silva, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
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