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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Escola-parque : proposta arquitetônica para escola confessional com níveis de creche ao ensino médio no bairro do Poço Grande, Tremembé- SP.
Authors: Silva, Bárbara Augusta Borges Pereira da
Abstract: Resumo: O presente trabalho investiga o estado atual dos prédios escolares (públicos e privados) e seus reflexos na qualidade de vida numa região de periferia para propor um projeto arquitetônico de escola-parque, com linha pedagógica cristã reformada com ênfase na questão ambiental. Caracterizando-se como instituição privada filantrópica atendendo os níveis de creche (0 a 3 anos), pré-escola (4 e 5 anos), fundamental I e II (6 a 14 anos) e médio (15 a 17 anos), no bairro do Poço Grande município de Tremembé no Estado de São Paulo. O objetivo é compreender a forma como se apresenta a arquitetura escolar numa área urbana carente e suas consequências na espacialidade territorial e com isso, projetar um conjunto de edificações que ofereça uma educação escolar alternativa, de sistema confessional. A implantação num parque visa contribuir para a preservação do meio ambiente uma vez que o bairro se localiza na várzea do rio Paraíba do Sul e não possui urbanismo consolidado, o que potencializa a criação de um Parque Regional ao longo do rio, que será proposto no conjunto de diretrizes urbanas, paisagísticas e ambientais que compõem o projeto de arquitetura escolar. O fato de o Poço Grande ser um núcleo urbano disperso, rodeado por chácaras, sítios e fazendas, gera um isolamento territorial no qual a população local encontra-se distante de grandes oportunidades de formação acadêmica e consequentemente, de emprego criando possibilidades de marginalização. Neste sentido, uma escola-parque contribui para instrução, capacitação e conscientização ecológica além de ampliar seu público, atingindo os familiares dos alunos, os moradores do bairro e de regiões vizinhas que usufruirão das instalações. A pesquisa possui abordagens metodológicas quantitativa na coleta de dados estatísticos populacionais, índices de escolaridade e de desenvolvimento humano. E qualitativa, ao analisa-los com a finalidade de entender o objeto de estudo em sua totalidade. Do ponto de vista dos objetivos a pesquisa caracteriza-se como exploratória devido as visitas técnicas nas escolas locais e a observação sistemática do desenho urbano do bairro com foco na relação escola-público. Também se define como descritiva pois busca descrever as características desse fenômeno socioeducacional. A fundamentação teórica se baseia em autores nas áreas de educação cristã como Fontes (2018) e Pasmiño (2008) e em psicologia do ambiente, Rio (2002). Consulta em legislações como Plano Diretor de Tremembé e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Através do estudo sistematizado dos fatos e dos conceitos, espera-se elaborar um projeto de arquitetura escolar confessional a partir dos elementos que descrevem a pedagogia cristã reformada aplicada a cada nível de ensino e gerar diretrizes que contribuam para o planejamento urbano e para a preservação e desenvolvimento ambiental. Além de gerar uma reflexão sobre o papel da instituição de ensino na sociedade tanto do sentido antropológico como arquitetônico.
Abstract: Não possui.
Keywords: Educação escolar
Arquitetura escolar
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4624
Issue Date: 2019
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