Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4624
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Escola-parque : proposta arquitetônica para escola confessional com níveis de creche ao ensino médio no bairro do Poço Grande, Tremembé- SP. |
Authors: | Silva, Bárbara Augusta Borges Pereira da |
Abstract: | Resumo: O presente trabalho investiga o estado atual dos prédios escolares (públicos e privados) e seus reflexos na qualidade de vida numa região de periferia para propor um projeto arquitetônico de escola-parque, com linha pedagógica cristã reformada com ênfase na questão ambiental. Caracterizando-se como instituição privada filantrópica atendendo os níveis de creche (0 a 3 anos), pré-escola (4 e 5 anos), fundamental I e II (6 a 14 anos) e médio (15 a 17 anos), no bairro do Poço Grande município de Tremembé no Estado de São Paulo. O objetivo é compreender a forma como se apresenta a arquitetura escolar numa área urbana carente e suas consequências na espacialidade territorial e com isso, projetar um conjunto de edificações que ofereça uma educação escolar alternativa, de sistema confessional. A implantação num parque visa contribuir para a preservação do meio ambiente uma vez que o bairro se localiza na várzea do rio Paraíba do Sul e não possui urbanismo consolidado, o que potencializa a criação de um Parque Regional ao longo do rio, que será proposto no conjunto de diretrizes urbanas, paisagísticas e ambientais que compõem o projeto de arquitetura escolar. O fato de o Poço Grande ser um núcleo urbano disperso, rodeado por chácaras, sítios e fazendas, gera um isolamento territorial no qual a população local encontra-se distante de grandes oportunidades de formação acadêmica e consequentemente, de emprego criando possibilidades de marginalização. Neste sentido, uma escola-parque contribui para instrução, capacitação e conscientização ecológica além de ampliar seu público, atingindo os familiares dos alunos, os moradores do bairro e de regiões vizinhas que usufruirão das instalações. A pesquisa possui abordagens metodológicas quantitativa na coleta de dados estatísticos populacionais, índices de escolaridade e de desenvolvimento humano. E qualitativa, ao analisa-los com a finalidade de entender o objeto de estudo em sua totalidade. Do ponto de vista dos objetivos a pesquisa caracteriza-se como exploratória devido as visitas técnicas nas escolas locais e a observação sistemática do desenho urbano do bairro com foco na relação escola-público. Também se define como descritiva pois busca descrever as características desse fenômeno socioeducacional. A fundamentação teórica se baseia em autores nas áreas de educação cristã como Fontes (2018) e Pasmiño (2008) e em psicologia do ambiente, Rio (2002). Consulta em legislações como Plano Diretor de Tremembé e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Através do estudo sistematizado dos fatos e dos conceitos, espera-se elaborar um projeto de arquitetura escolar confessional a partir dos elementos que descrevem a pedagogia cristã reformada aplicada a cada nível de ensino e gerar diretrizes que contribuam para o planejamento urbano e para a preservação e desenvolvimento ambiental. Além de gerar uma reflexão sobre o papel da instituição de ensino na sociedade tanto do sentido antropológico como arquitetônico. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Educação escolar Arquitetura escolar |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4624 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Barbara Augusta Borges Pereira da Silva - TG.pdf | 15.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License