Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMourão, Flavio Brant, 1957 -pt_BR
dc.contributor.authorWanyi, Caipt_BR
dc.date.accessioned2021-11-19T18:51:14Z-
dc.date.available2021-11-19T18:51:14Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4629-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Flavio Brant Mourãopt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Arquitetura, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino tradicional é o método predominante nas escolas brasileiras, oriundo da Europa por volta do século XVIII. A organização desse sistema de ensino surgiu de uma emergente sociedade burguesa, que tem como característica principal o método expositivo, privilegiando o papel do professor como transmissor de conhecimentos, direcionado a uma classe. Devido a imposição da maioria das intuições, é comum que os alunos desenvolvam aspectos psicossomáticos e, pela questão pedagógica da padronização, os estudantes são conduzidos a não desenvolverem o senso crítico, o que os deixa emburrecidos. Com o passar do tempo, ensino tradicional foi sendo referência para surgimentos de outros tipos de ensino, com intuito de criticá-lo e melhora-lo. O ensino democrático, diferente do ensino tradicional e um dos métodos alternativos, na qual há inexistência da hierarquia no ambiente escolar, o professor passa a ser professor-tutor, sempre trabalhando em conjuntos com as crianças, ensinando-as a organizar seu tempo e espaço para a melhor forma de aprendizado de cada um. Consequentemente, esse método necessita de um local de trabalho que exige uma formatação diferenciada. Tendo como base de ensino a Escola da Ponte, de Portugal, este trabalho possui o objetivo de elaborar um projeto escolar de ensino democrático, localizado na Região Metropolitana do Vale Paraíba (RMVPLN), mais precisamente no município de Taubaté, devido à falta de instituições de ensino alternativo na região. A metodologia deste trabalho foi dividida em três fases, sendo elas a pesquisa de referências bibliográficas, baseando-se em livros, documentários e arquivos digitais, em seguida de conceito, onde é desenvolvido o programa de necessidades com base no método de ensino democrático, por fim, construindo as diretrizes e conceitos projetuais. Tendo como resultado, um projeto arquitetônico que possui um espaço acolhedor e integrado que atenderá as necessidades dos alunos no aprendizado, estimulando e provocando a busca pelo conhecimento, interação social, trazendo alegria e prazer, descaracterizando as imposições vigentes no ensino tradicional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não tem.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-19T18:51:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cai Wanyi - TG.pdf: 13399572 bytes, checksum: 3747b5e5505edc90e88dac670988a6f1 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso on-line (82 f). : il. digitação, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectArquitetura educacionalpt_BR
dc.subjectEspaço multiusopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProjeto escolar para um ensino democrático : muito além das quatro paredespt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMatarazzo, Anne Ketherine Zanetti, 1980 -pt_BR
dc.contributor.otherMarcondes, Alvaro D'Angelo Pimentelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Arquiteturapt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cai Wanyi - TG.pdf13.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons