Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4629
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mourão, Flavio Brant, 1957 - | pt_BR |
dc.contributor.author | Wanyi, Cai | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T18:51:14Z | - |
dc.date.available | 2021-11-19T18:51:14Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4629 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Me. Flavio Brant Mourão | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Arquitetura, Taubaté, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O ensino tradicional é o método predominante nas escolas brasileiras, oriundo da Europa por volta do século XVIII. A organização desse sistema de ensino surgiu de uma emergente sociedade burguesa, que tem como característica principal o método expositivo, privilegiando o papel do professor como transmissor de conhecimentos, direcionado a uma classe. Devido a imposição da maioria das intuições, é comum que os alunos desenvolvam aspectos psicossomáticos e, pela questão pedagógica da padronização, os estudantes são conduzidos a não desenvolverem o senso crítico, o que os deixa emburrecidos. Com o passar do tempo, ensino tradicional foi sendo referência para surgimentos de outros tipos de ensino, com intuito de criticá-lo e melhora-lo. O ensino democrático, diferente do ensino tradicional e um dos métodos alternativos, na qual há inexistência da hierarquia no ambiente escolar, o professor passa a ser professor-tutor, sempre trabalhando em conjuntos com as crianças, ensinando-as a organizar seu tempo e espaço para a melhor forma de aprendizado de cada um. Consequentemente, esse método necessita de um local de trabalho que exige uma formatação diferenciada. Tendo como base de ensino a Escola da Ponte, de Portugal, este trabalho possui o objetivo de elaborar um projeto escolar de ensino democrático, localizado na Região Metropolitana do Vale Paraíba (RMVPLN), mais precisamente no município de Taubaté, devido à falta de instituições de ensino alternativo na região. A metodologia deste trabalho foi dividida em três fases, sendo elas a pesquisa de referências bibliográficas, baseando-se em livros, documentários e arquivos digitais, em seguida de conceito, onde é desenvolvido o programa de necessidades com base no método de ensino democrático, por fim, construindo as diretrizes e conceitos projetuais. Tendo como resultado, um projeto arquitetônico que possui um espaço acolhedor e integrado que atenderá as necessidades dos alunos no aprendizado, estimulando e provocando a busca pelo conhecimento, interação social, trazendo alegria e prazer, descaracterizando as imposições vigentes no ensino tradicional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não tem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-19T18:51:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cai Wanyi - TG.pdf: 13399572 bytes, checksum: 3747b5e5505edc90e88dac670988a6f1 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso on-line (82 f). : il. digitação, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura educacional | pt_BR |
dc.subject | Espaço multiuso | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Projeto escolar para um ensino democrático : muito além das quatro paredes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Matarazzo, Anne Ketherine Zanetti, 1980 - | pt_BR |
dc.contributor.other | Marcondes, Alvaro D'Angelo Pimentel | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Arquitetura | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Cai Wanyi - TG.pdf | 13.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License