Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4629
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Projeto escolar para um ensino democrático : muito além das quatro paredes |
Authors: | Wanyi, Cai |
Abstract: | Resumo: O ensino tradicional é o método predominante nas escolas brasileiras, oriundo da Europa por volta do século XVIII. A organização desse sistema de ensino surgiu de uma emergente sociedade burguesa, que tem como característica principal o método expositivo, privilegiando o papel do professor como transmissor de conhecimentos, direcionado a uma classe. Devido a imposição da maioria das intuições, é comum que os alunos desenvolvam aspectos psicossomáticos e, pela questão pedagógica da padronização, os estudantes são conduzidos a não desenvolverem o senso crítico, o que os deixa emburrecidos. Com o passar do tempo, ensino tradicional foi sendo referência para surgimentos de outros tipos de ensino, com intuito de criticá-lo e melhora-lo. O ensino democrático, diferente do ensino tradicional e um dos métodos alternativos, na qual há inexistência da hierarquia no ambiente escolar, o professor passa a ser professor-tutor, sempre trabalhando em conjuntos com as crianças, ensinando-as a organizar seu tempo e espaço para a melhor forma de aprendizado de cada um. Consequentemente, esse método necessita de um local de trabalho que exige uma formatação diferenciada. Tendo como base de ensino a Escola da Ponte, de Portugal, este trabalho possui o objetivo de elaborar um projeto escolar de ensino democrático, localizado na Região Metropolitana do Vale Paraíba (RMVPLN), mais precisamente no município de Taubaté, devido à falta de instituições de ensino alternativo na região. A metodologia deste trabalho foi dividida em três fases, sendo elas a pesquisa de referências bibliográficas, baseando-se em livros, documentários e arquivos digitais, em seguida de conceito, onde é desenvolvido o programa de necessidades com base no método de ensino democrático, por fim, construindo as diretrizes e conceitos projetuais. Tendo como resultado, um projeto arquitetônico que possui um espaço acolhedor e integrado que atenderá as necessidades dos alunos no aprendizado, estimulando e provocando a busca pelo conhecimento, interação social, trazendo alegria e prazer, descaracterizando as imposições vigentes no ensino tradicional. Abstract: Não tem. |
Keywords: | Ensino Arquitetura educacional Espaço multiuso Educação |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4629 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Cai Wanyi - TG.pdf | 13.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License