Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4650
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, José Oswaldo Soares de, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Bonacina, Danielly Medeiros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T18:19:44Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T18:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4650 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Dr. José Oswaldo Soares de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Arquitetura, Taubaté, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista – SP e o seu entorno. A condição urbana carrega implicações e estigmas diversos, resultante do crescimento natural da cidade. Um desses estigmas é o conceito de espaços residuais, não-lugar ou terrain vague, que se caracterizam por serem sobras físicas de um espaço. Mesmo sendo uma área com grande importância para a história e para o desenvolvimento inicial da cidade, após desativada, a estação ferroviária se tornou alheia ao restante do município, deteriorada, portanto, não interage, atualmente, com o uso do ambiente urbano. Indo além do espaço, o estudo abrange os efeitos que a paisagem causa à população e o porquê acontece dessa maneira. Tendo como base a visão de que lugares vazios, escuros e desconhecidos, mesmo que repletos de história e oportunidades para serem espaços públicos qualificados, são vistos apenas de forma depreciativa. Por seu caráter paradoxal, seu entendimento como parte do tecido urbano pode ser considerado como de um espaço-problema, mas também, como um espaço-potencial. Este trabalho compreende uma análise da dinâmica urbana e por meio de uma leitura semiótica do lugar, a Estação Ferroviária e o seu contexto urbano imediato. Sob esse aspecto, o trabalho desenvolve um projeto de intervenção urbana que valorize as ruínas, redesenhando a sua extensão, para sugerir a ressignificação do edifício histórico, a reinserção na paisagem da cidade, transformando em um espaço de utilidade pública para uso coletivo, gerando maior sociabilidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The abstract of this work aims at the study of the Train Station of Cachoeira Paulista, São Paulo, and its surroundings. The Urban Condition carries several consequences and stigmas, which result from the city's upgrowth. One of these stigmas is the concept of residual sites, non-place, or terrain vague. Even though the Train Station has always been an important place to the development and history of the town, when disabled, has become remote from Cachoeira Paulista's dynamic. Due to that, it does not interacts with the urban environment. Beyond the space, the research embraces the consequences the environment causes on the population and why it happens like this. This research comes to believe that empty, dark and unknown sites are able to be qualified public places, even though people see it as derogatory places. Due to its paradoxical quality, these places can be considered as problem-places as much as potential-places. This work comprises and analysis the Urban Dynamic of the Train Station of Cachoeira Paulista and its sorroundings through a semiotics reflection. Under such aspect, the research develops an Urban Intervention Project that valorizes the ruins, redesigns its length, proposes the historic building resignification and reinsertion in the landscape, turns it into an public utility space and generates greater sociability. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-22T18:19:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIELLY MEDEIROS BONACINA - TG.pdf: 6011445 bytes, checksum: 93e669301962eb3c531751ffbbed20f3 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso on-line (65 f) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Ressignificação | pt_BR |
dc.subject | Ruínas | pt_BR |
dc.subject | Estação ferroviária | pt_BR |
dc.title | Perspectivas na paisagem pública : proposta de intervenção para o Conjunto da Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Arquitetura | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
DANIELLY MEDEIROS BONACINA - TG.pdf | 5.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License