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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Grupo escolar Ruy Barbosa : restauro arquitetônico
Authors: Pimentel, Isabela Maria Gomes
Abstract: Resumo: Construída em 1905 na cidade de Caçapava, com projeto de José Van Humbeeck, o Grupo Escolar Ruy Barbosa é uma das integrantes de conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico. Essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico, dito primário, e a formação de professores bem preparados para tal função. Justifica-se esse trabalho a partir da consideração de que a obra é um marco de sua época para o município, dispondo de estima e consideração da maioria da população, que com o passar dos anos foi sendo esquecida pelo poder público a partir de sua desativação no âmbito escolar e hoje a edificação se encontra em estado avançado de deterioração. Portanto, este trabalho se propõe a dispor o problema, por meio do Restauro, não apenas arquitetônico, mas também nostálgico, entendendo-se que "assim, preservar não é só guardar uma coisa, um objeto, uma construção, um miolo histórico de uma grande cidade velha. Preservar também é gravar depoimentos, sons, (...) Preservar é manter vivos, mesmo que alterados, usos e costumes populares. (...) Devemos, então, de qualquer maneira, garantir a compreensão de nossa memória social preservando o que for significativo dentro de nosso vasto repertório de elementos componentes do Patrimônio Cultural." (LEMOS, 1981, p. 29).
Abstract: Built in 1905 in Caçapava city, a project by José Van Humbeeck, Ruy Barbosa School Group is one of the members of a group of 126 public schools built by the São Paulo State Government between 1890 and 1930 that share cultural, historical and architectural significance. These buildings express the innovative and model character of the public educational policies that during the First Republic recognized as inherent to the role of the State the promotion of basic education, considered primary, and the training of teachers well prepared for this function. This work is justified from the consideration that the building is a landmark for the city, having the esteem and consideration of most of the population, but over the years it has been forgotten by the political power since its deactivation in the school environment and today the building is in an advanced state of deterioration. Therefore, this work proposes to dispose the problem, through the Restoration, not only architectonic, but also nostalgic, understanding that "thus, preserving is not only keeping a thing, an object, a building, and a historical core of a great old town. Preserving is also recording testimonials, sounds, (...) Preserving is keeping alive, even if altered, uses and popular customs. (...) We must then in any case ensure the understanding of our social memory by preserving what is significant within our vast repertoire of elements that are components of Cultural Heritage "(LEMOS 1981, 29).
Keywords: Ecletismo
Escola
Preservação
Restauro
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4689
Issue Date: 2018
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