Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4695
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Reflexo da Arquitetura Escolar na educação : escola pública com método Montessori.
Authors: Carbogim, Izabella Maria Machado
Abstract: Resumo: Este trabalho trata da Arquitetura Escolar e de seus conceitos, buscando mostrar a relação entre os aspectos pedagógicos do edifício escolar e o seu projeto arquitetônico. O objetivo do estudo se concentra em desenvolver uma base teórica para o projeto de uma edificação escolar pública na cidade de Caçapava, com o método da pedagogia Montessori, criando espaços de qualidade, flexíveis e que incentivem os alunos a buscarem conhecimento e fugindo da arquitetura tradicional encontrada atualmente no Brasil. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, com realização de estudos de caso múltiplos. O resultado final é desenvolver uma reflexão á estrutura escolar tradicional e dessa forma, demonstrar em um projeto de uma edificação pré-escolar pública que se baseie no método pedagógico diferente do habitual. Foi possível concluir que a qualidade arquitetônica dos ambientes influência no desenvolvimento dos alunos e demais usuários do espaço, sendo relevante projetar modelos que se diferenciem do padrão e criar espaços que auxilie as atividades pedagógicas propostas.
Abstract: Não possui.
Keywords: Arquitetura escolar
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4695
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Izabella Maria Machado Carbogim-TG.pdf134.53 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons