Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNicolini do Patrocínio Nunes, Luiz Eduardo, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Damião Limeira dapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T21:58:18Z-
dc.date.available2021-11-25T21:58:18Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4709-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Luiz Eduardo Nicolini do Patrocínio Nunespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017pt_BR
dc.descriptionMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: O ciclo de vida dos produtos é uma ferramenta que apresenta os estágios da vida de um produto, isto é, a introdução, o crescimento, a maturidade e o declínio dos produtos. Porém o mercado mudou e a globalização tornou a concorrência entre as empresas mais acirrada e global. Os desejos, anseios e expectativas dos clientes aumentaram a demanda por novos produtos, desta forma o ciclo de vida dos produtos começou a ser reduzido, novos produtos começaram a ser lançados em curto espaço de tempo com o objetivo de atender aos clientes. Embora o conceito de ciclo de vida do produto ser amplamente conhecido o curto ciclo de vida dos produtos pode causar impactos diretos na forma de gestão e na saúde financeira da empresa, esses impactos afetam grandes e pequenas empresas, porém as micro e pequenas empresas correm o risco destes impactos serem devastadores devido a não terem um aporte financeiro que os suporte. O objetivo desta dissertação é apresentar os possíveis impactos do curto ciclo de vida dos produtos para o planejamento estratégico da empresa e alerta aos que tiverem interesse e precisarem se preparar para o mercado com produtos com um curto ciclo de vida. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, o survey sobre os impactos e um estudo de caso único com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostram que esses impactos muitas vezes não são observados no planejamento estratégico das micro e pequenas empresas. Conclui-se que os impactos que mais afetam a empresa com produtos com um curto espaço de tempo são os custos de vários desenvolvimentos, de vários produtos encalhados no estoque e produtos obsoletos e a necessidade de um rápido lead time.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Product lifecycle is a tool that measures the life stages of a product, which are introduction, growth, maturity, and decline. With globalization, there has been a change in the market, which has led to fiercer competition among companies. Customer wishes and expectations have also become more demanding. As a result, product lifecycles have been cut down to attend this new trend in customer behavior — more new products have to be launched in a shorter time. Despite the fact that the product lifecycle concept is widely known, short product lifecycle still has great impact on the way a company is managed and, consequently, on its financial health. In the case of small and microbusinesses those impacts are even more accentuated due to smaller capital resources at hand, considerably narrowing down their margin of error when it comes to strategic planning. Therefore, the objective of this dissertation is to analyze the possible impacts of short product lifecycle on a company’s the strategic planning and to forewarn future entrepreneurs on the importance of being prepared to face the challenges of a demanding and ever-changing market. The methodology applied included bibliographical research, field survey on the impacts, and a qualitative case study. The results showed that a study on the impact of short product lifecycle is often neglected during strategic planning in small and microbusinesses. It was also concluded that one the worse effects of short product lifecycle on a company’s business is the costs of several product developments in a shorter time and the consequent risks of having a large dead stock to deal with.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-25T21:58:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Damiao Limeira da Silva.pdf: 1432760 bytes, checksum: cfe599e725eedb277bcd928ee0fee075 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (65 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiclo de vida dos produtospt_BR
dc.subjectAvaliação de impactospt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleMenor ciclo de vida dos produtos : impacto no planejamento estratégico das micro e pequenas empresaspt_BR
dc.title.alternativeSmaller product life cycle: impact of strategic planning of micro and small enterprisespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Valesca Alves, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherLotufo, Francisco Antôniopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM

Files in This Item:
File SizeFormat 
Damiao Limeira da Silva.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.