Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4740
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Análise dos fatores que impactam na qualidade do ensino superior |
Other Titles: | Analysis of factors that impact the quality of higher education |
Authors: | Domingos, Denis Wilson |
Abstract: | Resumo: A necessidade de analisar os fatores que impactam na qualidade do ensino superior levou a pesquisar em documentos eletrônicos e livros. Foi aplicado um questionário aberto com 154 perguntas feitas a 80 alunos que deu origem a 33 itens e um questionário fechado. Utilizando a análise de correlação, observou-se que os dados apurados são fracamente correlacionados, com poucas correlações acima de 0,5, inviabilizando tal aplicação. Como alternativa, foi aplicada a técnica de agrupamento de variáveis (dendograma) que embora tenham-se formado alguns agrupamentos de variáveis correspondendtes, a porcentagem foi muito abaixo do esperado. A análise semântica, que compara as variáveis agrupando-as por semelhança mostrou ser a melhor fórmula para identificar os fatores que impactam na qualidade do ensino: a competência dos professores, mestres e doutores, e a infraestrutura da instituição que influencia para que o aluno adquira ou aperfeiçoe seus conhecimentos. Abstract: The need to analyze the factors that impact the quality of higher education has led to research into electronic documents and books. An open questionnaire with 154 questions to 80 students who gave birth to 33 items and a closed questionnaire was applied. Using correlation analysis, it was observed that the data gathered are weakly correlated with few correlations above 0.5, preventing such an application. Alternatively, it was applied to variable clustering technique (dendogram) that although they have been formed some corresponding variables groups, the percentage was much lower than expected. Semantic analysis, which compares the variables grouping them by similarity proved to be the best formula to identify the factors that impact the quality of education: competence of teachers, teachers and doctors, and the infrastructures of the institution that influences so that students acquire or perfect their knowledge. |
Keywords: | Ensino superior - Qualidade Ensino superior - Brasil |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4740 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Denis Wilson Domingos.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.