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dc.contributor.advisorSantos, Ediane Nádia Nogueira Paranhos Gomes dos, 1964 -pt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Letíciapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T16:07:26Z-
dc.date.available2021-11-29T16:07:26Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4747-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Ediane Nadia Nogueira Paranhos Gomes dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Arquitetura, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: As crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam sensibilidade diferenciada necessitando de espaços com estímulos controlados, assim este trabalho vem apresentar uma proposta arquitetônica do Centro de Apoio para crianças autistas que tem o objetivo de propor espaços para estimular e auxiliar as crianças no desenvolvimento social, na linguagem, em atividades independentes e na inclusão. Apresentando a potencialidade do espaço arquitetônico onde as crianças recebam um acompanhamento adequado e tenham um local projetado para as atividades especificas com profissionais qualificados, e os pais também tenham acompanhamento com psicólogos e assistência social. Utilizou-se de pesquisa mista para embasamento teórico do projeto, além de levantamentos de dados técnicos, estudos de casos e visitas técnicas que contribuíram com o desenvolvimento da proposta e para o compreensão desta realidade. Sendo assim foi elaborado um programa de necessidades, pensando e respeitando as limitações das crianças autistas. Em seguida, foram desenvolvidos estudos formais, e diretrizes criando espaços adequados e coloridos para as crianças, com a finalidade de proporcionar ambientes confortáveis, estimulantes e seguros. Como resultado, obteve-se o projeto de um local voltado para crianças autistas, fundamentado em normas, pesquisas, estudos e observações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) demostrate differentiated sensitivity requiring spaces with controlled stimulus, therefore this work presents an architectural proposal from the "Centro de apoio para crianças autistas" which aims to offer spaces to stimulate and assist children in social development, language, independent activities and inclusion. Presenting the potential of the architectural space where children receive adequate monitoring and have a place designed for specific activities with qualified professionals, and parents also have follow-up with psychologists and social assistance. Mixed research was used to base the project’s theory, as well as technical data surveys, case studies and technical visits that contributed to the development of the proposal and to understand this reality. Thus, a program of needs was elaborated, thinking and respecting the limitations of autistic children. Next, formal studies were developed, and guidelines creating adequate and colorful spaces for children, in order to provide comfortable, stimulating and safe environments. As a result, the project of a place aimed at autistic children, based on norms, research, studies and observations was obtained.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-29T16:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leticia Figueiredo-TG.pdf: 6270853 bytes, checksum: 2a99e34d4512edc4c34379329b44e776 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso on-line (75 f). : il.diogital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto de arquiteturapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleCentro de Apoio para crianças com transtorno no espectro autista (TEA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMatarazzo, Anne Ketherine Zanetti, 1980 -pt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Ana Cristina Campospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Arquiteturapt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação

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