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dc.contributor.advisorSantos, Ediane Nádia Nogueira Paranhos Gomes dos, 1964 -pt_BR
dc.contributor.authorLopes, Michele Bochept_BR
dc.date.accessioned2021-12-03T17:01:57Z-
dc.date.available2021-12-03T17:01:57Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4809-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Ediane Nadia Nogueira Paranhos Gomes dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Arquitetura, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A arquitetura apresenta contribuições, por meio de suas formas, cores e materiais, no bem-estar do homem. Por este pressuposto a Arquitetura Escolar, busca a integração do bem-estar e do conhecimento, facilitando os processos cognitivos, principalmente das crianças, que se apresentam no momento da construção do ser. Assim, este trabalho de graduação, buscou, nos diversos métodos pedagógicos, linhas atuais de formação infantil, elegendo um método pedagógico para a educação integral, aplicando na proposta do espaço arquitetônico adequado para o seu desenvolvimento. Para isto, fez-se necessário estudos para o embasamento conceitual, tais como: histórico da educação, métodos pedagógicos e sua atuação, assim como o conhecimento das leis que determinam as questões educacionais no país, desenvolveu-se estudos de caso e visitas técnicas na intenção de avaliar as possibilidades e as soluções de sucesso, assim como o emprego de materiais e tecnologias. A escolha do local foi feita a partir do levantamento da localização das escolas na cidade, elencando a área de maior deficiência de uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que fosse Municipal. A partir da identificação desta área elaborou-se as diretrizes projetuais e o desenvolvimento do projeto arquitetônico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Architecture presents contributions, through its shapes, colors and materials, to people's well-being. By this assumption, School Architecture seeks the integration of well-being and knowledge, enabling cognitive processes, especially of children, who are facing the construction of their being. Thus, this undergraduate work sought, into the pedagogical methods’ variety, current lines of child education, electing a pedagogical method directed to a holistic education, applying to this proposal an appropriate architectural space for the kids’ development. Hence, studies were necessary for the conceptual basis, such as: history of education, pedagogical methods and their performances, besides knowledge of laws that determine educational issues in the country, also, case studies and technical visits were developed to evaluate possibilities and successful solutions as well as the use of materials and technologies. The place was chosen by surveying the schools’ location in the city, listing the area where the existence of a municipal Kindergarten School and Elementary School were insufficient. After the area’s identification, the project guidelines and the architectural project development were elaborated.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-03T17:01:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michele Boche - TG.pdf: 12357191 bytes, checksum: ea5a70698db74ca7957715e3fbc2e6e4 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso on-line (102 f). : il.digital,arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleArquitetura escolar : O espaço arquitetônico e os métodos pedagógicos – projeto arquitetônico de um Centro Educacional de Educação Infantil e Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMatarazzo, Anne Ketherine Zanetti, 1980 -pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Arquiteturapt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação

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