Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorrêa, Valesca Alves, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gustavo de Paivapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-09T19:51:30Z-
dc.date.available2021-02-09T19:51:30Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/481-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Valesca Alves Corrêapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2015pt_BR
dc.description.abstractResumo: As instituições de Ensino Superior- IES são submetidas a diversos níveis de avaliações governamentais que resultam em sua permanência no mercado. Esta questão se justifica, pois, aprimorar o ensino superior é um esforço fundamental que deve ser exercido não apenas pelos governos, mas por toda a sociedade. Um modelo de maturidade é um mecanismo capaz de qualificar numericamente a capacidade de gerenciar projetos com sucesso. O objetivo deste trabalho é aplicar o modelo de maturidade em gestão de projetos - Prado, que afere a maturidade numa escala de 1 a 5 (inicial, conhecido, padronizado, gerenciado e otimizado), identificando boas práticas de gestão de instituições privadas de ensino superior, contribuindo para o fortalecimento destas instituições e para a educação brasileira. Os resultados apresentados foram comparados com uma média de maturidade no setor educacional, o qual foi o fator de comparação que motivou a escolha deste modelo dentre os vários existentes. Através de uma análise da maturidade, foi possível uma avaliação setorial do nível de maturidade do núcleo de planejamento da IES, setor onde os projetos são elaborados e estruturados. Com o resultado obtido, a IES pode elaborar os planos de melhorias, que contribuíram para um melhor desempenho, na gestão de projetos educacionais submetidos ao MEC/INEP, mostrando que este modelo pode proporcionar uma estruturação da gestão educacional e institucional dentro de qualquer IES, auxiliando na melhoria dos setores que desenvolvem estes projetos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Higher Education Institutions - IES are subjected to various levels of government assessments that result in their stay in the market. This question is justified because, improve higher education is a key effort should be exerted not only by governments but also by the whole society. A maturity model is a mechanism to numerically qualify the ability to manage projects successfully. The objective of this work is to apply the model of maturity in Project Management - Prado, which measures the maturity on a scale of 1 to 5 (initial, name, standardized, managed and optimized), identifying good, private institution management practices of higher education, contributing to the strengthening of these institutions and the Brazilian education. The results were compared with an average maturity in the education sector, which was the comparison factor that motivated the choice of this model among the various existing. Through an analysis of maturity, a sectoral assessment of the level of maturity of the core planning IES was possible sector where projects are designed and structured. With the results, the IES can prepare plans for improvements, which contributed to the improved performance of IES in the management of educational projects submitted to the MEC / INEP, showing that this model can provide a structuring educational and institutional management within any IES, assisting in the improvement the sectors that develop these projects.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-09T19:51:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo de Paiva Silva_seg.pdf: 3009353 bytes, checksum: f0a2f0c3dd1c4c7227b451908d04c03a (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent118 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerência institucionalpt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectEnsino superior - Administraçãopt_BR
dc.titleAvaliação da maturidade em gestão de projetos educacionais em uma IESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSouza, José Vitor Candido dept_BR
dc.contributor.otherNicolini do Patrocínio Nunes, Luiz Eduardo, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gustavo de Paiva Silva_seg.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.