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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4825
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Ivair Alves dos, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, José Gildenys Charll dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T00:10:49Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T00:10:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4825 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Me. Ivair Alves dos Santos | pt_BR |
dc.description | Coorientação: Prof. Me. Fabio Henrique Fonseca Santejani | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018 | pt_BR |
dc.description | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: No campo tecnológico, as aplicações de vibrações na engenharia são de grande importância, sendo um grande desafio para os fabricantes de helicópteros. Por causa do desbalanceamento das pás do helicóptero, que resulta em vibrações de baixa frequência, uma manutenção de controle de vibração deve ser realizada para melhorar a eficiência da tripulação, proporcionar uma operação com segurança, fornecer conforto aos passageiros, garantir confiabilidade dos equipamentos eletrônicos e mecânicos e minimizar a fadiga do rotor e da fuselagem da aeronave. O monitoramento da vibração para uma melhor operação seja no fator material como no fator humano é de suma importância. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma manutenção de balanceamento no helicóptero "Fennec" Airbus AS 550 A2 utilizado pela Aviação do Exército para o emprego de reconhecimento e ataque. Para isso foi realizada uma pesquisa quantitativa, onde se traduz os números que correspondem às vibrações para a classificação e análise de informações, utilizando-se recursos e técnicas estatísticas. Com o objetivo de despertar todos que trabalham com helicópteros para o monitoramento das vibrações, tendo em vista a segurança de voo, uma pesquisa descritiva utilizando-se práticas normalizadas de coleta de dados foi realizada, assim como uma pesquisa bibliográfica foi de suma importância neste trabalho. Todos os passos até chegar num resultado de medição, enquadrado na tolerância especificada pelo fabricante são mostrados nesse estudo. O método utilizado é uma análise de vetores a partir do nível de vibração indicado pelo aparelho Aces Model 2020 Probalancer Analyser com os acelerômetros da Aces Systems model 991D-1. Concluindo-se que a análise de vibrações é uma ferramenta poderosa no auxílio à prevenção de falhas, diminuindo o custo de manutenção, prolongando a vida útil de um helicóptero e preservando o bem maior que é o fator humano. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In the technological field, the applications of vibrations in engineering are of great importance, being a great challenge for helicopter manufacturers. Because of the unbalance of the helicopter blades, which results in low frequency vibrations, a maintenance of vibration control must be performed to improve the efficiency of the crew, provide a safe operation, provide passenger comfort, ensure reliability of electronic and mechanical equipment, and minimize aircraft rotor and fuselage fatigue. Monitoring the vibration for a better operation whether in the material factor or in the human factor is of paramount importance. This work aims to perform a maintenance of balancing on the "Fennec" Airbus AS 550 A2 helicopter used by Army Aviation for the use of reconnaissance and attack. For this, a quantitative research was carried out, where the numbers that correspond to the vibrations for the classification and analysis of information are translated, using statistical resources and techniques. In order to awaken all those who work with helicopters for the monitoring of vibrations, in view of flight safety, a descriptive research using standardized data collection practices was carried out, just as a bibliographical research was of great importance in this work. All steps up to a measurement result, within the tolerance specified by the manufacturer, are shown in this study. The method used is a vector analysis from the vibration level indicated by the Aces Model 2020 Probalancer Analyzer with Aces Systems model 991D-1 accelerometers. Concluding that vibration analysis is a powerful tool in helping to prevent glitches, reducing maintenance costs, prolonging the life of a helicopter and preserving the greater patrimony that is the human factor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-09T00:10:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Gildenys Charll dos Santos.pdf: 2288608 bytes, checksum: 07ae058dd29fe254fe7777df329209cf (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (48 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vibrações | pt_BR |
dc.subject | Helicópteros | pt_BR |
dc.subject | Segurança de vôo | pt_BR |
dc.title | Controle de vibração em helicópteros: eficiência na segurança de vôo | pt_BR |
dc.title.alternative | Vibration control in helicopters: efficiency in flight safety | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Santejani, Fabio Henrique Fonseca, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Tonini, Antonio Carlos, 1950- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação |
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