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dc.contributor.advisorNogueira, Leandro Maia, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Lucas Eduardo Silva do Amaralpt_BR
dc.contributor.authorCosta, José Alex da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T19:56:04Z-
dc.date.available2021-12-10T19:56:04Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4853-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Leandro Maia Nogueirapt_BR
dc.descriptionCoorientação: Prof. Me. Luis Ricardo Prieto Hercospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018pt_BR
dc.descriptionEngenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: A aviação é algo que muitos admiram, impossível ouvir um som de avião ou de helicóptero e não olhar para o céu para ver o que está passando, e muitos se perguntam, "como é possível algo de tal tamanho voar?", "imagine a potência do motor", entre outras perguntas que para admiradores e leigos são um mistério. O que alguns não sabem é que há uma engenharia complexa por trás disso tudo. Quantos anos de estudos e desenvolvimento de projetos para atingir tal performance e poder colocar uma aeronave no ar. Projetos que sofrem diversas alterações para atingir o ápice de segurança e diminuir custos, e os dois fatores imprescindíveis para materiais de aviação, resistência x leveza, porém como fazer tudo isso com um motor que desenvolve altas potências e atinge temperaturas altíssimas? Esse estudo mostra a complexidade de um motor, a história de sua criação e desenvolvimento até chegar ao que há de mais moderno, e como os projetos sofrem modificações mesmo após serem lançados na indústria, pois a busca pela perfeição é incessante. Os motores de turbina à gás, amplamente utilizados hoje em dia, exigem uma superioridade no quesito segurança, portanto, as manutenções de seus componentes são rigorosas; componentes rotativos que atingem mais 50.000 RPM e temperaturas de mais de 1000ºC, são situações que fazem da engenharia algo formidável. O foco do estudo é em cima de uma modificação de uma turbina de um motor específico, com intuito de demonstrar o passo a passo da manutenção, e o que pode acarretar pós as alterações do projeto. O motor Arriel 1 é um dos motores mais usados, por compor um dos helicópteros mais conhecido no mundo todo, o AS 350 Esquilo, um motor criado nos anos 60 e que até hoje é referência devido ao seu tamanho e potência, porém com o passar dos anos modificações foram aplicadas para se manter na indústria atual, e aplicação de uma modificação no seu 2º estágio da turbina do gerador de gases apresentou algumas complicações deixando operadores no mundo todo preocupados, porém o fabricante conseguiu contornar, e a aplicação da TU347 e TU365 por fim foram bem sucedidas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aviation is something that everyone look up to, it is impossible hear the sound of an airplane or an helicopter and don’t look to the sky and behold what is passing, and many people ask "how is it possible something of this large flies?", "imagine the potency of this engine", and others questions to enthusiastics and lay people is a mistery. What they don’t know there is a complex engineering behind it all, how many years of studies and development of projects to reach this performance and put an airplane to fly, many projects undergo several changes to achieve the top of security and avoid large costs, and the two essential elements of aviation material is, strength vs lightness, but how do it all with an engine that develops high potency and achieve high temperature? This case shows the engine complexity, the history of the creation and the development ‘til the most modern that this world ever has, and how projects have modifications even after released in the industry, cause the search to the perfection is unceasing. The gas turbine engines are widely used nowadays; they require a superiority security, so, the maintenances of their compounds are stringent; compounds that reach more than 50,000 RPM and temperature above of 1000ºC, situations like that make the engineering something formidable. The focus of this study is about a modification of a specific engine’s turbine, in order to demonstrate step-by-step of maintenance and what can happen after the project’s alterations. The arriel 1 engine is one of the most used engine around the world, to make part of one the most known helicopter, the AS 350 Squirrel, an engine created on the 60’s that ‘til today is a world reference due to his size and potency, but along the years modification have been apply to keep in the actual industry, and the application of one modification on the second stage of the generator gas turbine involve some complications which left operators of all the world worried, however the manufacter knew fix it, and the application of the TU347 and TU365 finally they were successful.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T19:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucas Eduardo Silva do Amaral Santos e Jose Alex da Silva Costa.pdf: 1458578 bytes, checksum: 05dd644b911307f38f221d0e08f48332 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (40 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectModificaçãopt_BR
dc.subjectTurbinas a gáspt_BR
dc.titleManutenção em turbinas aeronáuticas : aplicação da TU347 no motor ARRIEL 1D1pt_BR
dc.title.alternativeMaintenance of aeronautical turbines: application of TU347 in the ARRIEL 1D1 enginept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherHercos, Luiz Ricardo Prieto, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherSantos, Ivair Alves dos, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
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