Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4871
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Pedro Augusto da Silva, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorCortés, Taiana Michel Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Leilane Aparecida dapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-16T17:52:42Z-
dc.date.available2021-12-16T17:52:42Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4871-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.descriptionEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao longo da história da aviação, o desenvolvimento de aeronaves cada vez mais tecnológicas facilitou o transporte aéreo de cargas. Neste cenário, as aeronaves cargueiras desempenham relevantes contribuições para a globalização do transporte, dado sua abrangência e rapidez. Não obstante o avançado estágio tecnológico dos aviões cargueiros, a indústria aeronáutica ainda enfrenta grandes adversidades no desenvolvimento deste modelo em virtude da amplitude e complexidade dos estudos que o envolve, com especial ênfase na estabilidade dinâmica. O objetivo do trabalho é explicar os métodos básicos da Estabilidade Dinâmica Longitudinal, e com isso, observar a influência dos tipos e do posicionamento da empenagem horizontal utilizada em aeronaves cargueiras. Inicialmente, foi realizado o estudo bibliográfico para explicar as diferenças entres os períodos "Período Curto" e "Fugóide" que são a base da estabilidade dinâmica longitudinal. Então, obteve-se os dados oriundos de uma aeronave radio controlada projetada pela equipe AEROTAU no ano de 2018 e o tipo de empenagem horizontal utilizado, e assim, montam-se os gráficos para analisar os resultados obtidos. A partir dos resultados, analisa-se a influência do ângulo de posicionamento de cada empenagem horizontal e, com isso, pretende-se observar o efeito "downwash".pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Throughout the history of aviation, the development of increasingly technological aircraft facilitated the air transport of cargo. In this scenario, the cargo aircraft play relevant contributions to the globalization of transport, given its scope and speed. Despite the advanced technological stage of the cargo planes, the aeronautical industry still faces great adversities in the development of this model due to the breadth and complexity of the studies that involve it, with special emphasis on stability Dynamic. The objective of this work is to explain the basic methods of Longitudinal dynamic stability, and thus to observe the influence of the types and positioning of the horizontal engagement used in cargo aircraft. Initially, the bibliographical study was conducted to explain the differences between the periods "short period" and "fugoid" that are the basis of longitudinal dynamic stability. So, we obtained data from a controlled radio aircraft Designed By the Aerotau team in the year 2018 and the Horizontal Empenagem Type Used, and thus, the graphs are assembled to analyze the results obtained. From the results, we analyze the influence of the positioning angle of each horizontal engagement and, with this, it is intended to observe the "downwash" effect.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-16T17:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leilane Aparecida da Silva - Taiana Michel Carvalho Cortes.pdf: 934432 bytes, checksum: 2992f2e9ea16509e60d312d890d47e40 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (49 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstabilidadept_BR
dc.subjectTransporte de cargapt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.titleInfluência da localização e tipo de empenagem horizontal na estabilidade dinâmica longitudinal em aeronaves cargueiraspt_BR
dc.title.alternativeInfluence of horizontal empennage location and type on longitudinal dynamic stability in cargo aircraftpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Leilane Aparecida da Silva - Taiana Michel Carvalho Cortes.pdf912.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.