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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4917
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Castilho Jr., Rubens | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Débora Cristina de Menezes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T14:38:22Z | - |
dc.date.available | 2021-12-21T14:38:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4917 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Rubens Castilho Junior | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018. | pt_BR |
dc.description | Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O avanço tecnológico proporcionado pelas pesquisas científicas, principalmente no setor aeronáutico possibilitou a criação e/ou invenção de diversos equipamentos e ferramentas e até mesmo no advento de novas tecnologias nos métodos de fabricação deixando de ser exclusivo das forças armadas. Neste contexto surgem diversos tipos de aeronaves sendo tripuladas ou não tripuladas (remotamente controladas). Desta forma, este trabalho de pesquisa e experimental baseia-se somente nas aeronaves não tripuladas, ou seja, remotamente controladas e de pequeno porte. Os projetos relacionados a estas aeronaves remotamente controladas variam muito. Na Universidade de Taubaté foi formada uma equipe chamada AeroTau que projeta aeronaves remotamente controladas para a competição SAE Aerodesign, tendo como procedimento e desenvolvimento da aeronave, a utilização de análises e simulações computacionais. O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de sensoriamento sem fio para aquisição dos dados empíricos da aeronave durante o teste de voo que tende conhecer, estudar e analisar as informações em tempo real com a utilização de um microcontrolador. A metodologia escolhida inicialmente foi baseada em pesquisas bibliográficas, procedimento ideal para a escolha dos sensores e microcontrolador com a capacidade de comunicação em longas distancias. A parte experimental fundamenta a pesquisa e a coleta dos dados que inicialmente foram propostos pela equipe. Portanto,este sistema funciona como monitoramento, analise de dados e informações a distância em locais na qual o sistema de cabeamento não seria viável. Sendo assim, na execução e finalização, os testes no percurso do voo com os dados estipulados foram monitorados por transmissão e obtenção de informações instantâneas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The technology advance has provided through scientific research, mainly in the aeronautic area allowed the creation and/or inventions of all kinds of equipment and tools and even in the upper coming of new technologies in the fabrication process ceasing the exclusivity of the army forces. In this context appear several kinds of aircraft being manned or unmanned (remote controlled). Therefore, in this survey of research and experiments, is based only on unmanned aircraft, that is, remotely controlled and small-sized. The projects linked to this remotely controlled aircraft vary widely; since the University of Taubaté formed a team called AeroTau that design remotely controlled aircraft for the competition SAE Aerodesign, having as development and procedure of the aircraft, the use of computer simulation and analysis. This survey has for its goal the development of a wireless sensing system to the acquisition of empirical data from the aircraft during a flying test that leans towards to know, study and analyze the information in real time with the use of a microcontroller. The chosen methodology originally was based on bibliographic research, an ideal procedure to make the choice of sensings and microcontroller with the capacity of a long-distance communication. The experimental part underpins the research and collects the data that was originally suggested by the team. Consequently, this system works as a monitoring, analyze of data and remote information in places in which the cabling system would not be manageable. Thus, in the execution and finalization, the tests in the flying route with the stipulated data were monitored by broadcast and instant information attainment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-21T14:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora Cristina de Menezes Silva.pdf: 9294245 bytes, checksum: 52070b42d7602fa731adf4e3eed9b4dc (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (55 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aeronaves | pt_BR |
dc.subject | Dados | pt_BR |
dc.subject | Sensores | pt_BR |
dc.subject | Sensoriamento | pt_BR |
dc.title | Sensoriamento sem fio de aeronave rádio controlada | pt_BR |
dc.title.alternative | Wireless sensing of radio-controlled aircraft | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Patrícia Cerávolo Rodrigues de Paiva Nunes, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Controle e Automação - Trabalhos de Graduação |
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