Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/496
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Contribuição de mock-up's digitais na análise de manufaturabilidade de produtos automotivos baseados no Lean Product Development Process |
Authors: | Silva, Fábio Rodrigues da |
Abstract: | Resumo: A competitividade do mercado automotivo global exige que as empresas automobilísticas forneçam um fluxo contínuo de novos produtos, para manter seus níveis de market share. A capacidade de desenvolver produtos com qualidade e inovadores no mercado, transformou-se na marca do sucesso das empresas competitivas. Os especialistas identificaram o desenvolvimento de produtos neste ambiente de alta pressão, como fundamentais para a sobrevivência organizacional.
Este trabalho tem como objetivo mostrar práticas que contribuem como mecanismos de ligação entre o Processo Lean de Desenvolvimento de Produtos e o sistema de fabricação fundamentada no Lean Manufacturing. A análise será feita em uma das etapas do projeto do produto, dentro de um ambiente de Engenharia Simultânea, voltada para a manufaturabilidade, utilizando mock-up's digitais. Espera-se ganhos de performance do produto no chão-de-fábrica, a redução de retrabalhos no projeto do produto, e por conseguência uma redução do lead-time total do programa. Será utilizada uma abordagem quantitativa, com o propósito de avaliar resultados, sobre um programa de um novo veículo, tendo como fonte de dados os diários, documentados e históricos de desenvolvimento e de soluções de problemas de manufaturabilidade, em três casos especificos. Para a análise dos dados foram utilizados números comparativos entre o tempio de desenvolvimento com a aplicação da metodologia proposta e o tempo histórico com a metodologia tradicional incluindo os tempos de correções dos problemas não identificados previamente. As análises realizadas dos dados e informações obtidas indicam que as análises de manufaturabilidade através de mock-up's digitais, podem contribuir com ganhos de aproximadamente 15% no lead-time e uma redução na ordem de 1,64ME nos gastos totais do programa, mostrando que as análises de manufaturabilidade, aplicadas ainda na fase embrionária do desenvolvimento do produto, em uma organização fundamentada na filosofia Lean, contribuem eficazmente em um programa para novos veículos na indústria automobilistica. Abstract: The competitiveness of the global automotive market demands that car companies provide a continuous stream of new products to maintain their levels of market share. The ability to develop innovative and quality products on the market, became the hallmark of successful businesses competitive. Experts identified the development of products in this high-pressure environment as fundamental to organizational survival. This paper aims to demonstrate practices that serve as mechanisms linking the Lean Product Development Process and Manufacturing System based on Lean Manufacturing. The analysis will be done in one step from product design, within a Concurrent Engineering environment, focused on the feasibility by using digital mock-up's. It is expected gains in product performance on the factory floor, reducing rework in product design, and consequently a reduced lead-time total program. Will use a quantitative approach, in order to assess results on a program of a new vehicle, with the source data diaries, documents and historical development and feasibility solutions for problems in three specific cases. For the analysis of data were used comparative figures between the time of development with the proposed methodology and time history with the traditional methods including time correction of problems not previously identified. The analyzes of the data and information obtained indicates that the analysis of feasibility using digital mock-up's, can help with gains of around 15% for lead-time and a reduction in the order of 1.64 M€ in total expenditures of the program, showing that the analysis for feasibility, applied even at the embryonic stage of product development in an organization based on the Lean philosophy, contribute effectively in a program for new vehicles in the automotive industry. Resumé: La compétitivité du marché automobile global exige que les sociétés fournissent un flux continu de nouveaux produits, pour maintenir leurs niveaux de part de marché. La capacité de développer des produits avec qualité et des innovations dans le marché, a transformée en une marque du succès des sociétés concurrentielles. Les spécialistes ont identifié le développement de produits dans cet environnement de haute pression, comme fondamentaux pour la survie oganisationnelle. Ce travail a comme objectif de montrer les pratiques qui contribuent comme des mécanismes de liaison entre le Processus Lean de Développement des Produits et le système de fabrication basée sur le Lean Manufacturing. L'analyse sera faite dans une des étapes du projet du produit, à l'intérieur d'un environnement d'Ingénierie Simultanée, en visant la faisabilité, en utilisant mock-up's numériques. Il s'attend des profits de performance du produit dans l’usine, la réduction de retravaille dans le projet du produit, et par de la conséquence une réduction de lead-time total du programme. Sera utilisé un abordage quantitatif, avec l'intention d'évaluer des résultats, sur un programme d'un nouveau véhicule, en ayant la source les données journalières, documents et descriptions de développement et de solutions de problèmes de faisabilité, dans les trois cas pécifiques. Pour l'analyse des données ont été utilisés des nombres comparatifs entre le temps de développement avec l'application de la méthodologie proposé et le temps historique avec la méthodologie traditionnelle y compris les temps de corrections des problèmes non identifiés préalablement. Les analyses réalisées des données et des informations obtenues indiquent que les analyses de faisabilité par mock-up's numériques, peuvent contribuer avec des profits en environ de 15% dans lead-time et une réduction dans l'ordre de 1,64M€ dans les dépenses totales du programme, en montrant que les analyses de faisabilité, appliquées encore dans la phase embryonnaire du développement du produit, dans une organisation basée à la philosophie Lean, contribuent efficacement dans un programme des nouveaux véhicules dans l'industrie automobile. |
Keywords: | Manufaturabilidade Produto automotivo Projeto mecânico |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/496 |
Issue Date: | 2011 |
Appears in Collections: | Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Fabio Rodrigues da Silva.pdf | 4.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License