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dc.contributor.advisorFarias, Frederico Rodrigues Ferreira de, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorTeodoro, Datiélle Biancapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T12:28:52Z-
dc.date.available2022-01-26T12:28:52Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4972-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Frederico Rodrigues Ferreira de Fariaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) – Universidade de Taubaté, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Taubaté, 2017pt_BR
dc.descriptionEspecialização em Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Apesar de toda a evolução a ruptura progressiva de materiais ainda ocorre, as primeiras observações do fenômeno datam no ano de 1837. (NORTON, 2004). Para Suresh (1998), acidentes aéreos acontecem por falhas derivada de fadiga, é possível prever o tempo em que a fadiga das longarinas da asa vai aparecer, e os resultados podem ser catastróficos. Mesmo com a evolução da aviação e dos aprimoramentos de diversos tipos de materiais e ligas, infelizmente, o emprego dessas novas tecnologias não é suficiente para garantir que a estrutura não venha a falhas e em geral ocorre devido a carga excessiva, voo acima dos limites de velocidade, manobra de voo ou operação em condições não previstas pelos fabricantes, mas podem ocorrer em voo de cruzeiro, por erro dos projetistas ou por deficiências de material. É importante citar que a fadiga custa caro para a economia do pais. E dar atenção a estrutura da asa do avião e seus componentes, bem como as ligas utilizadas na sua construção é de suma importância, não só pelo mercado altamente crescente e o mais importante que é a preservação da vida humana. (NORTON, 2004).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Despite all evolution, the progressive breakdown of materials still occurs. The earliest observations of this phenomenon date from 1837. (NORTON, 2004). For Suresh (1998), air crashes occur due to faults due to fatigue, it is possible to predict the time in which wing fatigue fatigue will appear, and the results can be catastrophic. Even with the evolution of aviation and the enhancements of various types of materials and alloys, the work is not sufficient to ensure that the structure is not a general failure, speed, flight maneuver or operation in non-standard conditions, but can be used on a cruise flight, due to designers' errors or due to material deficiencies. It is important to mention that fatigue is expensive for a country's economy. The pay attention to the structure of the wing of the airplane and its components as well as alloys used in its construction is of paramount importance are not so important to the market and more important that it is a preservation of human life. (NORTON, 2004).pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-26T12:28:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Datielle Bianca Teodoro.pdf: 2016230 bytes, checksum: b01b649249faef2b540df9ae208a0e9d (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (63 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectMateriais em engenhariapt_BR
dc.subjectFalhas por fadigapt_BR
dc.subjectSegurança na aviaçãopt_BR
dc.titleCaracterização da fadiga na asa do aviãopt_BR
dc.title.alternativeCaracterization of fadigue on the airplane wing.pt_BR
dc.typeMonografia (Especialização)pt_BR
dc.contributor.otherPinto, Pedro Marcelo Alves Ferreira, 1979 -pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Especialização

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