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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4972
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Farias, Frederico Rodrigues Ferreira de, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.author | Teodoro, Datiélle Bianca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T12:28:52Z | - |
dc.date.available | 2022-01-26T12:28:52Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4972 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Me. Frederico Rodrigues Ferreira de Farias | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) – Universidade de Taubaté, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Taubaté, 2017 | pt_BR |
dc.description | Especialização em Aeronáutica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Apesar de toda a evolução a ruptura progressiva de materiais ainda ocorre, as primeiras observações do fenômeno datam no ano de 1837. (NORTON, 2004). Para Suresh (1998), acidentes aéreos acontecem por falhas derivada de fadiga, é possível prever o tempo em que a fadiga das longarinas da asa vai aparecer, e os resultados podem ser catastróficos. Mesmo com a evolução da aviação e dos aprimoramentos de diversos tipos de materiais e ligas, infelizmente, o emprego dessas novas tecnologias não é suficiente para garantir que a estrutura não venha a falhas e em geral ocorre devido a carga excessiva, voo acima dos limites de velocidade, manobra de voo ou operação em condições não previstas pelos fabricantes, mas podem ocorrer em voo de cruzeiro, por erro dos projetistas ou por deficiências de material. É importante citar que a fadiga custa caro para a economia do pais. E dar atenção a estrutura da asa do avião e seus componentes, bem como as ligas utilizadas na sua construção é de suma importância, não só pelo mercado altamente crescente e o mais importante que é a preservação da vida humana. (NORTON, 2004). | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Despite all evolution, the progressive breakdown of materials still occurs. The earliest observations of this phenomenon date from 1837. (NORTON, 2004). For Suresh (1998), air crashes occur due to faults due to fatigue, it is possible to predict the time in which wing fatigue fatigue will appear, and the results can be catastrophic. Even with the evolution of aviation and the enhancements of various types of materials and alloys, the work is not sufficient to ensure that the structure is not a general failure, speed, flight maneuver or operation in non-standard conditions, but can be used on a cruise flight, due to designers' errors or due to material deficiencies. It is important to mention that fatigue is expensive for a country's economy. The pay attention to the structure of the wing of the airplane and its components as well as alloys used in its construction is of paramount importance are not so important to the market and more important that it is a preservation of human life. (NORTON, 2004). | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-26T12:28:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Datielle Bianca Teodoro.pdf: 2016230 bytes, checksum: b01b649249faef2b540df9ae208a0e9d (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (63 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aeronaves | pt_BR |
dc.subject | Materiais em engenharia | pt_BR |
dc.subject | Falhas por fadiga | pt_BR |
dc.subject | Segurança na aviação | pt_BR |
dc.title | Caracterização da fadiga na asa do avião | pt_BR |
dc.title.alternative | Caracterization of fadigue on the airplane wing. | pt_BR |
dc.type | Monografia (Especialização) | pt_BR |
dc.contributor.other | Pinto, Pedro Marcelo Alves Ferreira, 1979 - | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Aeronáutica - Especialização |
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Datielle Bianca Teodoro.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
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