Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4976
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardoso, Álvaro Azevedo, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gustavo Mota dapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T12:46:02Z-
dc.date.available2022-01-26T12:46:02Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4976-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Álvaro Azevedo Cardoso, PhDpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) – Universidade de Taubaté, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Taubaté, 2017pt_BR
dc.descriptionEspecialização em Lean Seis Sigma - Green Beltpt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar estratégias para a aplicabilidade de pesquisa de clima organizacional em uma empresa de celulose, apresentando os preceitos e os benefícios de cada estratégia para a realização da pesquisa de clima. Alinhou-se entre a alta diretoria e o departamento de desenvolvimento humano operacional a utilização das seguintes estratégias: brainstorming, brainwriting e entrevistas com os colaboradores. Aplicou-se as práticas de cada estratégia e os resultados foram considerados como oportunidades de desenvolvimento, tanto para os colaboradores, como para a empresa. Identificou-se, portanto, três aspectos a serem trabalhados: empatia, interação e resiliência. Realizou-se treinamentos internos e o acompanhamento setorizado por equipes, onde compreendeu que realizar mais uma simples e cotidiana pesquisa de clima é insuficiente para o desenvolvimento de vantagem competitiva. Identificou-se como diferencial a forma como os colaboradores se relacionam com as estratégias. Concluiu-se que oferecer estratégias de desenvolvimento da capacidade individual criativa é fundamental para que a qualidade seja realmente alcançada. O brainstorming, brainwriting e entrevistas mostraram-se eficazes como estratégias, garantindo o engajamento de todos os colaboradores para que a pesquisa de clima organizacional seja, de fato, executada para o alcance da excelência operacional, servindo como atalho à organização, solucionando problemas de maneiras simples e alcançando os objetivos estabelecidos da empresa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this paper is to present strategies for the applicability of organizational climate research in a pulp company, presenting the precepts and benefits of each strategy for conducting climate research. The following strategies were aligned between the senior management and the human development department: brainstorming, brainwriting and interviews with employees. The practices of each strategy were applied and the results were considered as opportunities for development, both for employees and for the company. Three aspects to be worked out were identified: empathy, interaction and resilience. In-house training and team-based monitoring were carried out, where it was realized that carrying out a simple and everyday climate research is insufficient for the development of competitive advantage. The way in which employees relate to strategies was identified as a differential. It was concluded that offering strategies for developing individual creative capacity is essential if quality is to be achieved. Brainstorming, brainwriting, and interviews have proved to be effective as strategies, ensuring that all employees are engaged so that organizational climate research is actually performed to achieve operational excellence, serving as a shortcut to the organization, solving problems in ways and achieving the company's established goals.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-26T12:46:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo Mota da Silva.pdf: 579101 bytes, checksum: 779abdce25f1ac7aeec4e1ea71a88e62 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (85 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias de crescimento empresarialpt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectVantagens competitivaspt_BR
dc.titleEstratégias para a aplicabilidade de pesquisa de clima organizacional em uma empresa de celulosept_BR
dc.title.alternativeStrategies for the applicability of organizational climate research in a cellulose company abstractpt_BR
dc.typeMonografia (Especialização)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Engenharia da Qualidade Lean Seis Sigma Green Belt - Especialização

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gustavo Mota da Silva.pdf565.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.