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dc.contributor.advisorRocha Júnior, Armando, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorVasques, Jefferson Marcelo de Lima, 1994-pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-02T18:33:22Z-
dc.date.available2022-02-02T18:33:22Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5060-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Armando Rocha Junior, Departamento de Psicologia.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente mais de 1 milhão de pessoas, em torno do mundo, todos os dias, tiram a própria vida. No Brasil, somente no ano de 2011, o número de suicidas ultrapassou mais de nove mil. Países de baixa e média renda são os que possuem a maior carga numérica de suicídio. Estima-se que cerca de 5% de crianças e adolescentes, em relação a população mundial, sofram de depressão. Em relação a depressão infantil, devido as inúmeras variáveis e semelhanças com outras psicopatologias, torna-se difícil o seu diagnóstico. No que diz respeito a depressão na adolescência, encontra-se, também, barreiras em seu diagnóstico, pois esta fase é marcada por grandes flutuações emocionais e sociais, que podem favorecer o desenvolvimento de quadros depressivos transitórios ou crônicos. A segunda infância ocorre dos 3 aos 6 anos, havendo o crescimento corporal e o desenvolvimento cognitivo da linguagem e da memória. Em relação a terceira infância que ocorre dos 6 aos 11 anos, o desenvolvimento físico é mais lento do que na segunda infância. A adolescência inicia-se aos 11 anos podendo chegar até os 20 anos, trazendo consigo mudanças físicas que alteram os sentimentos dos jovens e as mudanças cerebrais que marcam o início do estágio operatório-formal. Através de uma análise bibliográfica, analisando publicações referentes a depressão na infância e na adolescência e seus possíveis elos com o fenômeno do suicídio, sendo assim, a coleta de dados será obtida através de inúmeros artigos científicos e de forma qualitativa, nas seguintes plataformas: Pepsic, SciELO e BVS, cuja data varia de 2004 a 2020. No que se refere a caracterização do que é e quais são os sintomas da depressão em crianças e adolescentes e como diagnosticá-la em ambas as fases, foi comprovado que os mesmos apresentam humor triste, irritável ou vazio, acompanhando alterações cognitivas e somáticas, afetando, desta forma, o indivíduo como um todo em sua vida. E de acordo com o transtorno disruptivo a principal característica é a desregulação do humor, consequentemente a irritabilidade crônica grave e persistente, afetando tanto as crianças como os adolescentes. Ao realizar a identificação acerca se realmente há uma possível ligação entre a depressão e o suicídio de crianças e jovens, ocorreu a comprovação positiva. Os motivos são diversos levando a compreensão de que o suicídio é um fenômeno multifatorial, resultado de uma complexa interação de fatores biológicos, psicológicos e culturais presentes num determinado momento histórico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Today more than 1 million people around the world take their own lives every day. In Brazil, in 2011 alone, the number of suicide bombers exceeded more than nine thousand. Low and middle-income countries have the highest numerical suicide burden. It is estimated that about 5% of children and adolescents, in relation to the world population, suffer from depression. In relation to childhood depression, due to the numerous variables and similarities with other psychopathologies, its diagnosis is difficult. With regard to adolescent depression, there are also barriers in its diagnosis, as this phase is marked by great emotional and social fluctuations, which can favor the development of transient or chronic depressive conditions. Second childhood occurs from 3 to 6 years old, with body growth and cognitive development of language and memory. In relation to the third childhood that occurs from 6 to 11 years old, the physical development is slower than in the second childhood. Adolescence starts at 11 years old and can reach 20 years old, bringing with it physical changes that alter the feelings of young people and brain changes that mark the beginning of the operative-formal stage. Through a bibliometric analysis, analyzing publications related to depression in childhood and adolescence and their possible links with the phenomenon of suicide. Data collection will be obtained through numerous scientific articles and in a qualitative way, on the following platforms: Pepsic, SciELO and VHL, whose date varies from 2004 to 2020. Regarding the characterization of what it is and what are the symptoms of depression in children and adolescents and how to diagnose it in both phases, it has been proven that they have a sad, irritable or empty mood, accompanying cognitive and somatic changes, thus affecting the individual as a whole in his life. And according to the disruptive disorder, the main feature is mood dysregulation, consequently severe and persistent chronic irritability, affecting both children and adolescents. When making the identification about whether there is really a possible connection between depression and suicide of children and young people, positive evidence has occurred. The reasons are diverse, but we have to understand suicide as a multifactorial phenomenon, the result of a complex interaction of biological, psychological and cultural factors present in a given historical moment.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-02T18:33:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG_Jefferson Marcelo de Lima Vasques _Psicologia_2020.pdf: 575761 bytes, checksum: a95f30ca88a2e65ac080bd25642497fc (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (53 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleDepresão na infância e na adolescência : um possível caminho para o suicídiopt_BR
dc.title.alternativeDepression in childhood and adolescence: a possible pathway to suicidept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Psicologiapt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

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