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dc.contributor.advisorHercos, Luiz Ricardo Prieto, 1985-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Octávio Luiz Ferrari dospt_BR
dc.date.accessioned2022-02-03T12:41:52Z-
dc.date.available2022-02-03T12:41:52Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5065-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me Luiz Ricardo Prieto Hercospt_BR
dc.descriptionCoorientação: Prof. Esp. Fábio José Santos de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018pt_BR
dc.descriptionEngenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: No mercado da aeronáutica existe uma grande concorrência entre empresas muito experientes neste setor. Por se tratar de um produto de custo elevado, os clientes são exigentes e definem a sua compra baseando-se em detalhes. Para que uma companhia aérea faça a aquisição de uma nova aeronave para sua frota, são levados em consideração diversos critérios, dentre os mais relevantes, o consumo de combustível. De acordo com os dados do setor aeronáutico, o combustível hoje corresponde por mais da metade dos custos operacionais de um avião comercial típico. Por este motivo, é essencial que uma aeronave seja econômica para ter sua aceitação e sucesso no mercado. Além de motores modernos e de baixo consumo, a aeronave precisa ser leve e eficiente. Este estudo apresenta a melhor configuração possível de tubulação hidráulica, atendendo a requisitos e restrições preexistentes no projeto, determinando o conjunto de menor peso para o sistema hidráulico de uma aeronave comercial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the aeronautics market there is a lot of competition between very experienced companies in this sector. Because it is a high cost product, the customers are demanding and define their purchase based on details. For an airline to purchase a new aircraft for its fleet, several criteria are taken into account, among the most relevant, the fuel consumption. According to aeronautical industry data, fuel nowadays corresponds for more than half of the operating costs of a typical commercial airliner. For this reason, it is essential that an aircraft be economical to have its acceptance and success in the market. In addition to modern and lowconsumption engines, the aircraft needs to be lightweight and efficient. This study presents the best possible configuration of hydraulic tubing, meeting pre-existing requirements and constraints in the project, determining the lowest weight set for the hydraulic system of a commercial aircraft.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-03T12:41:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Octavio Luiz Ferrari dos Santos.pdf: 2446298 bytes, checksum: bfab502a335cd99d4fe85df2f2fb19e8 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (91 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectSistema hidráulicopt_BR
dc.subjectTubulaçãopt_BR
dc.titleDimensionamento de tubulação hidráulica em aeronavept_BR
dc.title.alternativeHydraulic piping dimensioning in aircraftpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherPinto, Pedro Marcelo Alves Ferreira, 1979 -pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Fábio José Santos dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
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