Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5121
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Paulo Sergio dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Pimenta, Maria Eduarda Máximo, 1998- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T19:29:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T19:29:06Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5121 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Msc. Paulo Sérgio dos Santos | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Civil, Taubaté, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo intitulado como "Aspectos característicos dos modais de transportes" demonstra a relevância dos modais de transportes rodoviário e ferroviário no funcionamento de transportes no país. O Brasil é ainda um país em desenvolvimento e em relação aos transportes multimodais é mister tomar providências em suas infraestruturas, para que estes meios sejam eficazes no desenvolvimento no país. Possui grandes dimensões, uma economia muito diversificada, bem como muitos desafios a serem superados. O Vale do Paraíba é a região escolhida para este estudo por ser muito importante para a economia do país, desses, o transporte rodoviário é o mais utilizado, devido suas vantagens em relação ao transporte ferroviário. Traz também o relato de quando houve paralização da greve dos caminhoneiros e o que afetou no Brasil e a região citada. No referencial, estudou-se os modais ferroviários e rodoviários que perpassam na região do Vale do Paraíba, indicando as vantagens e desvantagens de cada um deles e o que cada um contribuem para aquela região. Assim, como foi inviável estudar todo o território nacional, teve como objetivo geral abordar a importância dos transportes modais quanto questões urbano-regionais e sua contribuição na Região do Vale do Paraíba. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, uma abordagem qualitativa, a coleta de dados foi baseada em livros e publicações, para posterior análise das informações bibliográficas. Conclui-se que apesar dos desafios e entraves existentes nos transportes brasileiro, houve um avanço neste segmento que contribui para o desenvolvimento, e as políticas públicas foram e são importantes para a concretização do desse desenvolvimento. Notou-se que o transporte rodoviário predomina no transporte de cargas, assim, o ferroviário fica sendo menos utilizado. Enfim, conforme a ocasião os modais rodoviário são viáveis e eficientes, já o ferroviário é mais econômico, menos poluentes e leva mais carga. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-14T19:29:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Eduarda Maximo - 274937.pdf: 323936 bytes, checksum: 58ec9c68a7802a9c07bf566b440c40c1 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (41 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.title | Aspectos característicos dos modais de transportes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Santos, Alexandre José de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Maria Eduarda Maximo - 274937.pdf | 316.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.