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dc.contributor.advisorSantos, Paulo Sergio dospt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Eduarda Máximo, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-14T19:29:06Z-
dc.date.available2022-02-14T19:29:06Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5121-
dc.descriptionOrientação: Prof. Msc. Paulo Sérgio dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Civil, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo intitulado como "Aspectos característicos dos modais de transportes" demonstra a relevância dos modais de transportes rodoviário e ferroviário no funcionamento de transportes no país. O Brasil é ainda um país em desenvolvimento e em relação aos transportes multimodais é mister tomar providências em suas infraestruturas, para que estes meios sejam eficazes no desenvolvimento no país. Possui grandes dimensões, uma economia muito diversificada, bem como muitos desafios a serem superados. O Vale do Paraíba é a região escolhida para este estudo por ser muito importante para a economia do país, desses, o transporte rodoviário é o mais utilizado, devido suas vantagens em relação ao transporte ferroviário. Traz também o relato de quando houve paralização da greve dos caminhoneiros e o que afetou no Brasil e a região citada. No referencial, estudou-se os modais ferroviários e rodoviários que perpassam na região do Vale do Paraíba, indicando as vantagens e desvantagens de cada um deles e o que cada um contribuem para aquela região. Assim, como foi inviável estudar todo o território nacional, teve como objetivo geral abordar a importância dos transportes modais quanto questões urbano-regionais e sua contribuição na Região do Vale do Paraíba. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, uma abordagem qualitativa, a coleta de dados foi baseada em livros e publicações, para posterior análise das informações bibliográficas. Conclui-se que apesar dos desafios e entraves existentes nos transportes brasileiro, houve um avanço neste segmento que contribui para o desenvolvimento, e as políticas públicas foram e são importantes para a concretização do desse desenvolvimento. Notou-se que o transporte rodoviário predomina no transporte de cargas, assim, o ferroviário fica sendo menos utilizado. Enfim, conforme a ocasião os modais rodoviário são viáveis e eficientes, já o ferroviário é mais econômico, menos poluentes e leva mais carga.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-14T19:29:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Eduarda Maximo - 274937.pdf: 323936 bytes, checksum: 58ec9c68a7802a9c07bf566b440c40c1 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (41 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.titleAspectos característicos dos modais de transportespt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Alexandre José de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Civilpt_BR
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