Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moraes, Marcela Barbosa de, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Maria Célia Ramos, 1963- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T22:46:54Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15T22:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5128 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Marcela Barbosa de Moraes | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A qualificação profissional é uma das preocupações dos discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que necessitam dessa oportunidade para adquirirem condições favoráveis de subsistência, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção dos alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Administração do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, ofertado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Imperatriz e de professores e técnicos administrativos em relação aos benefícios que o curso pode proporcionar aos alunos e à região. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram abordagem quantitativa e descritiva, por meio de um questionário com questões fechadas, aplicado a 24 alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Administração, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a 20 servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA/Campus Imperatriz. O procedimento de análise de dados ocorreu em três etapas, sendo elas: estatística descritiva, teste de confiabilidade, e distribuição normal e correlação de Pearson. Por fim, pôde-se concluir que a educação é condição de desenvolvimento em todos os aspectos da região estudada, e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Imperatriz, também por meio do curso de Administração na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, vem acompanhando e desenvolvendo ações, consciente do impacto que o ensino pode causar, tanto na vida do indivíduo como no desenvolvimento da comunidade local ou regional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Professional qualification is one of the concerns of students of Youth and Adult Education (EJA), who need this opportunity to acquire favorable conditions of subsistence, as the labor market is increasingly demanding. This research has as its general objective to analyze the perception of the students of the third year of the Technical Course in Administration of the Youth and Adult Education Program -PROEJA, offered by the Federal Institute of Education Science and Technology of Maranhão - IFMA / Campus Imperatriz and of teachers and administrative technicians regarding the benefits the course can provide to students and the region.Therefore, the methodological procedures of this research were of quantitative and descriptive approach, through a questionnaire with closed questions applied to 24 students of the third year of the technical course in administration, in the Youth and Adult Education (EJA) modality and 20 employees of the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFMA / Campus Imperatriz. The data analysis procedure took place in three stages, namely: descriptive statistics, reliability test and normal distribution and Pearson correlation. Finally, it can be concluded that education is a condition of development in all aspects of the studied region, and the Federal Institute of Education Science and Technology of Maranhão - IFMA / Campus Imperatriz, also through the course of Administration in Education. Youth and Adults - EJA, has been following and developing actions, aware of the impact that teaching can have, both on the individual's life and on the development of the local or regional community | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-15T22:46:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Maria Celia Ramos Silva.pdf: 2796468 bytes, checksum: 649d1b3031842409ae22fdd6db1564db (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (157 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento regional | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | O curso de administração na modalidade de educação de jovens e adultos no IFMA/Campus Imperatriz-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Trajectory of the administration course in the modality of education of youth and adults in IFMA / Campus Imperatriz-MA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, José Luís Gomes da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negócios | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Dissertacao Maria Celia Ramos Silva.pdf | 2.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.