Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Romária Pinheiro da, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Mike Campospt_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T21:15:26Z-
dc.date.available2022-02-16T21:15:26Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5141-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Romária Pinheiro da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2021.pt_BR
dc.descriptionCAMPOS ANDRADE, MIKE. BELEZA BRASILEIRA: Um estudo sobre o mercado de cosmético Brasileiro e seus principais fatores de competitividade.: 2021.81Trabalho de Graduação, modalidade Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Certificado do Título em Bacharel em Comércio Exterior do Departamento de Gestão de Negócios da Universidade de Taubaté, Taubaté.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos anos, observou-se no mercado Brasileiro uma crescente movimentação no setor de higiene e cuidados pessoais. Dados fornecidos pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), publicados em seu Caderno de Tendências 2019-2020, informam que no início de 2018 foram registradas 2,6 mil empresas de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) na Anvisa, sendo este número majoritariamente composto por empresas de pequeno porte. Em proporções mundiais, a ABIHPEC também informa que o Brasil se encontra na posição de quarto lugar no ranking mundial de consumo de produtos HPPC, movimentando US$ 29,6 bilhões em consumo em entre os anos de 2019 e 2020. O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis fatores para o sucesso de empresas Brasileiras deste segmento a partir da análise da marca Sallve, da Natura e da Simple Organic, bem como verificar a existência de características comuns às três marcas analisadas que sejam capazes de justificar o seu sucesso no mercado Brasileiro e crescimento expoente nos últimos anos, identificando o perfil de consumidor atual de HPPC e elaborando uma hipótese que justifique o aumento de consumo de produtos cosméticos nos últimos anos. Para realização desta pesquisa de caráter quali-quantitativo foi aplicada a metodologia de revisão de literatura. Os dados utilizados para análise foram retirados das redes sociais de ambas as marcas, principalmente o Instagram, dos seus sites oficiais e de diversos textos e reportagens publicados em jornais, revistas e trabalhos acadêmicos publicados previamente a respeito do tema. Observou-se que o mercado cosmético no Brasil apresentou uma expansão crescente nos últimos anos, atingindo recordes de valores arrecadados através das vendas de produtos HPPC nos últimos três anos. Foi realizado um levantamento dos produtos HPPC mais vendidos em 2020, constatando que estes produtos apresentaram resultados mais elevados do que os produtos de maquiagem do setor. Foi possível constatar também o sucesso das marcas analisadas através de divulgações relacionadas ao seu faturamento nos últimos anos em relatórios anuais da própria marca ou em publicações de revistas do setor econômico. Concluiu-se que todas as marcas analisadas se propõem a construir um relacionamento direto com seu público, principalmente através do ambiente digital, e priorizam o formato de venda direta. Concluiu-se também ser fundamental a criação de valores por parte das marcas do segmento HPPC para alcançar sucesso no país, uma vez que o perfil do consumidor atual envolve a necessidade de identificação com seus valores, a exigência deposicionamentos éticos e a utilização de insumos orgânicos pelas marcas. Por fim, explicou-se o aumento nas vendas de produtos cosméticos através da teoria "efeito batom", adaptado aos principais acontecimentos que influenciaram o indivíduo e a sociedade nos tempos atuais.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-16T21:15:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mike Campos Andrade.pdf: 1910522 bytes, checksum: 795aeb5711c13311493749225637cc38 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (82 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectCuidados com a belezapt_BR
dc.titleBeleza brasileira : um estudo sobre o mercado de cosméticos brasileiro e seus principais fatores de competitividadept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
Appears in Collections:Comércio Exterior - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mike Campos Andrade.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.