Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5160
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A economia comportamental diante da compreensão do consumidor LGBT no estado de São Paulo
Other Titles: Behavioral economics before the LGBT consumer understanding the state of São Paulo
Authors: Santos, Gustavo de Brito, 1995-
Abstract: Resumo: O movimento homossexual ao longo dos anos conquistou seu espaço político e confrontou a hegemonia heterossexual de mercado a partir do avanço dos grupos sociais. Dessa forma, passou-se a exigir ações da sociedade que por meio de um processo modernizador, buscou representar a diversidade e acolher os novos segmentos de mercado. Esta pesquisa utilizou-se da forma descritiva sob a abordagem qualitativa, e da coleta de dados por meio de pesquisa documental e a interpretação ocorreu através da análise do conteúdo. O público LGBT hoje representa um segmento estimado em U$400 milhões segundo levantamento de 2017 da OutLeaderShip, até então pouco explorado pela baixa representatividade das empresas e da mídia. Porém, este cenário vem se alterando ao longo do século, à medida que este segmento torna-se uma oportunidade de negócio, comprovado pela movimentação econômica do maior evento de afirmação sexual do mundo, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que representa média de participantes de 3 milhões anualmente, e recebe o apoio de empresas que investem e patrocinam esta ação. Este público vem passando por um processo de transformação econômica e social, por meio da conquista por direitos que garantiram seu espaço na sociedade e no mercado. De acordo com o último Censo do IBGE, de 2017, cerca 18 milhões de brasileiros declaram-se homossexuais assumidos, fato que gera atenção econômica ao serem incluídos nos planos estratégicos das empresas.
Abstract: The homosexual movement over the years has conquered its political space and confronted the heterosexual hegemony of the market from the advancement of social groups. Thus, it started to demand actions from society that, through a modernizing process, sought to represent diversity and welcome new market segments. This research used the descriptive form under the qualitative approach, and data collection through documentary research and interpretation occurred through content analysis. LGBT audiences today represent an estimated $ 400 million segment according to the 2017 OutLeaderShip survey, previously underexplored by low corporate and media representativeness. However, this scenario has been changing over the century, as this segment becomes a business opportunity, as evidenced by the economic movement of the largest sexual affirmation event in the world, the São Paulo LGBT Pride Parade, which represents an average 3 million participants annually, and is supported by companies that invest and sponsor this action. This public has been going through a process of economic and social transformation, through the conquest of rights that guaranteed their space in society and in the market. According to the latest IBGE Census of 2017, about 18 million Brazilians declare themselves homosexuals, a fact that generates economic attention when they are included in companies' strategic plans.
Keywords: Economia Comportamental
Perfil do consumidor
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5160
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
OK_076_TG_Texto_Final_Gustavo_Brito_Santos (1).pdf804.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.