Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5167
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Ivair Alves dos, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Caio Leone Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T00:06:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T00:06:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5167 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Me. Ivair Alves dos Santos | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho de graduação tem como objetivo apresentar soluções tecnológicas utilizadas em motores à combustão interna que focam no aumento de eficácia energética, obtendo redução em emissão de gases poluentes e no consumo de combustível. Utilizou-se de uma pesquisa exploratória mostrando resultados obtidos por diversor pesquisadores através de pesquisa bibliografica e testes apresentados como referências. As tecnologias citadas têm relação direta com a aplicação do conceito de "downsizing" (redução do tamanho dos motores à combustão interna), pois ao aplica-las se obtém mesma potência em um propulsor menor quando comparado a um propulsor de maior volume que não utiliza tais tecnologias, causando assim, o menor consumo de combustível e a menor emissão de gases poluentes. As soluções tecnológicas apresentadas são: coletor de admissão variável, injeção direta, sobrealimentação e taxa de compressão variável. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This undergraduate work aims to present technological solutions used in internal combustion engines that focus on increasing energy efficiency, obtaining reduction in emission of pollutant gases and fuel consumption. It was used an exploratory research showing results obtained by diverse researchers through bibliographical research and tests presented as references. The aforementioned technologies are directly related to the application of the concept of "downsizing" (internal combustion engine size reduction), since the same applies to the same power in a smaller propulsion when compared to a larger propulsion that does not use such technologies, thus causing lower fuel consumption and lower emissions of polluting gases. The technological solutions presented are: variable intake manifold, direct injection, supercharging and variable compression ratio. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-18T00:06:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caio L. Teixeira Cardoso.pdf: 947028 bytes, checksum: 8bd11f8aaf0345de6e5497c7ed8a989e (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (34 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Downsizing | pt_BR |
dc.subject | Tração e compressão | pt_BR |
dc.title | Estudo do funcionamento de motores com combustão interna downsing | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of the operation of Downsing internal combustion engines | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Santejani, Fabio Henrique Fonseca, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Caio L. Teixeira Cardoso.pdf | 924.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.