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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/516
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Cultura organizacional e estresse ocupacional : um estudo com docentes de escola de rede pública de Belém do Pará |
Other Titles: | Organizational culture and occupational stress: a study with higher education teachers at universities of Guarulhos city |
Authors: | Calcagno, Alvaisa Queiroz |
Abstract: | Resumo: A cultura organizacional constitui um conjunto complexo de valores, crenças, pressupostos e símbolos que determina o estilo de administração de uma instituição e o comportamento de seus funcionários. O estresse ocupacional, ligado frequentemente à organização do trabalho, afeta diretamente a saúde e o bem-estar do trabalhador. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre Cultura Organizacional Escolar e Estresse Ocupacional docentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na escola pública em Belém, capital do Estado do Pará. A pesquisa foi descritiva com abordagem quantitativa, e com delineamento de levantamento de dados. A população pesquisada foi constituída de 860 docentes, numa amostra de 274, que responderam aos seguintes instrumentos, para a coleta de dados: Questionário de Identificação da Amostra (QIA), Questionário de Cultura Organizacional e Questionário Esforço e Recompensa no Trabalho. Os resultados foram analisados por meio do programa Excel (2003) e do software Minitabe V15. Na amostra pesquisada, o sexo feminino foi predominante (77,8%); a idade média esteve entre 36 e 40 anos (24,8%); 50,3% eram casados. Quanto ao número de horas trabalhadas, verificou-se que 47,8% trabalham entre 31 e 40 horas por semana e têm entre 11 e 15 anos de serviço. A cultura organizacional (real) predominante foi a Grupal, seguida da Inovativa, Racional e Hierárquica. A cultura organizacional (ideal) predominante foi a Cultura Grupal seguida da Cultura Inovativa, Racional e Hierárquica. Quanto ao estresse ocupacional em relação ao desequilíbrio Esforço e Recompensa no Trabalho identificaram-se 71% que obtiveram pontuação para risco e 29% que demonstraram equilíbrio. Quanto ao Supercomprometimento no Trabalho, foi identificado que 85% da amostra pesquisada obtiveram pontuação para o risco, enquanto apenas 15% demonstraram equilíbrio. Os resultados obtidos permitem avaliar as condições de trabalho e apontam a necessidade de buscar estratégias que possibilitem a prevenção e a redução do estresse ocupacional em professores. Abstract: Organizational culture is a complex set of values, beliefs, assumptions and symbols that determines the style of administration of an institution and the conduct of its employees. The occupational stress is often linked to work organization and directly affects the health and well being of the workers. This research aims to analyze the relationship between the organizational culture of schools and occupational stress of teachers from 1st to 5th year of elementary public schools in Belém, capital of Pará State. The type of research was descriptive with a quantitative approach and designed using data collection. The research population consisted of 860 teachers with a sample of 274 who answered the following instruments for data collection: Sample Identification Questionnaire (QIA), Organizational Culture Questionnaire and a survey about Effort and Reward at Work. The results were analyzed using Excel 2003 program and of the software Minitabe V15. In the researched sample female gender was predominant (77,8%); the average age ranged between 36 – 40 years (24,8%); 50,3% were married. As to the number of worked-hours, 47,8% work 31-40 hours per week and have 11 – 15 years of employment. The predominant organizational culture (real) was the Group followed by Innovative, rational and Hierarchical. The predominant organizational culture (ideal) was Culture Group followed by the Innovative Culture, Rational and Hierarchical. The occupational stress in relation to effort and reward imbalance at work were identified that 71% had a score for risk and 29% showed balance. As to the overcommitment at Work, it was identified that 85% of the sample scored for risk, while only 15% showed balance. The results obtained allow the evaluation of the work conditions and point to new strategies to prevent and reduce occupational stress among the teachers. |
Keywords: | Cultura corporativa Estresse ocupacional Docentes |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Gestão e Negócios |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Administração |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/516 |
Issue Date: | 2010 |
Appears in Collections: | Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR |
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