Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5170
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nogueira, Leandro Maia, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Alexandre da | pt_BR |
dc.contributor.author | Catarina, Djalma Duarte Antunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T00:43:31Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T00:43:31Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5170 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Me. Leandro Maia Nogueira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A crescente preocupação ambiental e a necessidade de ser criar produtos mais eficientes tem impulsionado os pesquisadores a realizarem estudos acerca da aerodinâmica. Estes dois fatores constituem os principais motivos, pelos quais uma grande procura por conhecimento na área. Esta ciência pode ser considerada relativamente nova e ainda carece de uma base de dados. Entender como a aerodinâmica se relaciona com o consumo de combustível nos automóveis, à medida que o arrasto impõe resistência ao deslocamento dos mesmos, é algo que tem estimulado as indústrias automotivas a investirem grandes esforços na obtenção de ferramentas, que possam representar as condições de tráfego normais e, assim conseguir prever o desempenho do produto em desenvolvimento. Este trabalho aborda um histórico sobre aerodinâmica veicular, trazendo definições e explicações relativa a esta, trazendo definições de forças, como o arrasto aerodinâmico e as característica que influenciam no formato aerodinâmico do veículo.Uma análise da aerodinâmica foi realizada em duas gerações de veículos fabricados no Brasil e verificamos as diferenças aerodinâmicas encontradas nos dois veículos, como o seu formato, apontando qual a melhor a versão entre as duas analisadas. Concluí-se que os veículos ao passar dos anos tem melhorado e muito o seu formato aerodinâmico, e com isso diminuindo o seu coeficiente de arrasto, ajudando na economia de combustível e melhorando seu desempenho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Growing environmental concern and the need to create more efficient products has prompted researchers to study aerodynamics. These two factors constitute the main reasons why a great demand for knowledge in the area. This science can be considered relatively new and still lacks a database. Understanding how aerodynamics is related to fuel consumption in cars, as trawling resists their displacement, is something that has stimulated the automotive industries to invest great efforts in obtaining tools that can represent traffic conditions and thus predict the performance of the product under development. This work approaches a history of vehicular aerodynamics, bringing definitions and explanations related to this, bringing definitions of forces, such as aerodynamic drag and characteristics that influence the aerodynamic format of the vehicle. An aerodynamic analysis was performed on two generations of vehicles manufactured in the Brazil, and we verified the aerodynamic differences found in both vehicles, such as their format, pointing out the better the version between the two analyzed. It has been concluded that the vehicles over the years have improved and much aerodynamic shape, and thereby lowering their drag coefficient, helping in fuel economy and improving performance. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-18T00:43:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos A. da Silva e Djalma D. A. Catarina.pdf: 827000 bytes, checksum: 99324f491e529ee4645490b09d99f13e (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (30 f.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis veiculares | pt_BR |
dc.subject | Arrasto | pt_BR |
dc.subject | Feitos aerodinâmicos | pt_BR |
dc.title | A atuação da aerodinâmica na melhoria do arrasto favorecendo a economia de combustível nos veículos | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of aerodynamics in improving drag favoring fuel economy in vehicles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Santos, Ivair Alves dos, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Carlos A. da Silva e Djalma D. A. Catarina.pdf | 807.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.